A primeira edição do Projeto “Mais Futebol, Mais Inclusão” foi um sucesso. A iniciativa, que contou com os patrocínios do governo do Estado e do El Camiño Supermercados por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, fomentou a prática esportiva a escolinhas que atendem crianças carentes regularmente. Ao todo, foram realizados minicampeonatos de futebol 7 em três categorias: Sub-10, Sub-12 e Sub-14. No fim, as equipes do Titans, do P4 e do Craques da Veneza conquistaram os títulos. As disputas ocorreram na Arena Olynto, no Olho d’Água, em São Luís.
No torneio Sub-10, o Titans sagrou-se campeão ao derrotar os Meninos de Ouro/SRT por 4 a 2 e a Alemanha por 2 a 0 no shoot out após empate por 1 a 1 no tempo normal. Já no Sub-12, o P4 venceu o IJC por 2 a 0 nas semifinais e, na decisão, vitória por 1 a 0 sobre o Palmeirão no shoot out depois de empate por 1 a 1 no tempo normal.
Enquanto isso, no Sub-14, a equipe do Craques da Veneza garantiu o título da categoria com duas grandes vitórias. Nas semifinais, goleada por 9 a 0 sobre o Projeto Cativa e, na decisão, triunfo por 2 a 0 sobre o R13.
Premiação
Acima do caráter competitivo, o “Mais Futebol, Mais Inclusão” teve como objetivo incentivar a prática esportiva. Tanto que todas as 12 equipes que participaram desta edição do projeto foram beneficiadas com uniformes completos (camisas, calções e meiões), coletes de treinamentos e bolas oficiais. Parte deste material foi entregue aos representantes dos times durante a solenidade de lançamento do projeto, ocorrida na manhã de sábado (23), na Arena Olynto.
Ao término de cada minicampeonato do “Mais Futebol, Mais Inclusão”, houve a solenidade de premiação com entrega de troféu e medalhas para o campeão, além da entrega de medalhas de participação para as equipes que ficarem em segundo, terceiro e quarto lugares. As bolas oficiais foram distribuídas entre as equipes participantes obedecendo a uma proporção de acordo com a posição do time: os campeões receberam 20 bolas, os segundos colocados garantiram 15 bolas, os terceiros colocados ganharam 10 bolas e as equipes que ficaram na quarta posição levaram cinco bolas.
“Estamos muito felizes com a realização do Projeto ‘Mais Futebol, Mais Inclusão’. Sabemos da importância de um bom material esportivo para a execução das atividades nas escolinhas e projetos sociais, e poder colaborar com essas iniciativas é uma satisfação imensa. Só temos a agradecer ao governo do Estado e ao El Camiño Supermercados pelo apoio nesse projeto e pela confiança no nosso trabalho”, destacou Waldemir Rosa, diretor-técnico do "Mais Futebol, Mais Inclusão".
Todos os detalhes do “Mais Futebol, Mais Inclusão” estão disponíveis nas redes sociais oficiais do evento no Instagram (@maisfutebolmaisinclusao). O projeto conta com os patrocínios do governo do Estado e do El Camiño Supermercados por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
CLASSIFICAÇÃO FINAL SUB-10
Campeão: Titans
Vice-campeão: Alemanha
3º lugar: Meninos de Ouro/SRT
4º lugar: Confiança
CLASSIFICAÇÃO FINAL SUB-12
Campeão: P4
Vice-campeão: Palmeirão
3º lugar: Paredão
4º lugar: IJC
CLASSIFICAÇÃO FINAL SUB-14
Campeão: Craques da Veneza
Vice-campeão: R13
3º lugar: CTM
4º lugar: Projeto Cativa
(Fonte: Assessoria de imprensa)