Skip to content

Instituto do RJ concede título de Doutor Honoris Causa para Edmilson Sanches

 

*

O Instituto Internacional Cultura em Movimento (IICEM), do Rio de Janeiro (RJ), concedeu, no dia 1º de dezembro, o título de Doutor Honoris Causa em Administração e Desenvolvimento Humano “pela sua brilhante atuação no referido campo de saber, com reconhecimento público e atestado em palestra para o IICEM e convidados”.

A solenidade de outorga da titulação ocorreu no Clube Monte Líbano, no Bairro Lagoa, na capital fluminense. A entrega do documento e do colar acadêmico foi feita por dois gestores do Instituto, a professora doutora Angeli Rose do Nascimento, presidente, e o professor doutor Jorge Eduardo Magalhães, coordenador editorial do Instituto e que ainda em dezembro, a convite, se transferirá para o Egito, por cerca de um ano, para ministrar aulas de Literatura e Cultura Brasileiras.

Do palco ou na plateia, diversas pessoas, professores e escritores sobretudo, cumprimentaram Edmilson Sanches com palavras de estímulo, gratidão e reconhecimento, entre elas a drª Angeli Rose, o prof. dr. Jorge Eduardo, o professor e dicionarista Wagner Azevedo, as escritoras Marly Marinho e Noeli Coelho. O vice-presidente do IICEM, Alvimar do Nascimento, verbalmente e em mensagem, destacou: “O Sr. é um grande brasileiro, e na minha profissão o que fazemos é enaltecer os grandes brasileiros”.

Para a concessão do título, o IICEM considerou o preenchimento de diversos pré-requisitos: 1) o candidato precisa ter curso superior em Instituição de ensino superior reconhecida; 2) produção acadêmica, técnica e/ou cultural; 3) prestação de serviços sociocomunitários e/ou humanitários; 4) análise curricular e documental feito por banca examinadora; 5) investigação sobre o candidato; 6) conferência pública e ao vivo ministrada pelo candidato; 7) avaliação final da banca examinadora constituída de professores doutores e mestres; 8) outorga do título.

Ao término, Edmilson Sanches foi considerado apto para dois grandes campos do saber: Administração e Desenvolvimento Humano e Literatura. com formação em Administração e em Letras, tendo desenvolvido ambos os segmentos profissionalmente e sociocomunitariamente, a titulação final ficou no campo da Administração e Desenvolvimento Humano.

Em razão da riqueza de sua atuação no campo da Literatura e da Cultura em geral, o IICEM fez uma surpresa para o novo Doutor Honoris Causa: outorgou para Edmilson Sanches o diploma de “Valor Cultural”, pelos “serviços prestados e reconhecidos de apoio ao Instituto e, no cenário cultural lusófono, à difusão da Educação e da Cultura brasileiras”. Também foram concedidas ao maranhense de Caxias, “pelo brilhante e honroso destaque cultural”, as comendas Euclides da Cunha (engenheiro, jornalista, escritor, professor) e Millôr Fernandes, jornalista, escritor, desenhista, humorista, dramaturgo, tradutor, que completou, em 2023, seu centenário de nascimento. Em solenidade anterior, no PEN Clube do Rio de Janeiro, Sanches recebera a Comenda Luís da Câmara Cascudo.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido, inclusive “post-mortem”, por universidades e instituições de todo o mundo para pessoas, com ou sem título acadêmico, que realizem ou tenham realizado feitos meritórios, exercido influência positiva, executado trabalhos de relevo em diversas áreas, entre as quais, a Cultura, as Artes, a Educação, Administração e Economia, promoção da paz etc.

Edmilson Sanches foi professor e palestrante em ambientes que vão da educação infantil à superior tendo passado pelo ensino médio, cursinhos pré-vestibulares, universidades, órgãos militares e de segurança (Exército Brasileiro, Polícia Militar), lideranças sindicais rurais e urbanas, como professor de Desenvolvimento etc. É membro de academias, institutos e conselhos profissionais (Administração e Contabilidade) do Maranhão, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Estados Unidos. Escreveu mais de uma centena de livros nas áreas de Administração, Biografias, Comunicação, Desenvolvimento, Editoração, Enciclopedismo, História e Literatura. Com cinco profissões registradas, dedica-se mais às atividades de jornalista, escritor, editor, administrador, palestrante e consultor. Foi gestor em empresas públicas e privadas, e, em Fortaleza e Brasília, assessor da Presidência da maior Instituição Financeira Pública de Desenvolvimento Regional da América Latina. Ministrando palestras e conferências, cursos, “workshops”, lançando livros, participando de delegações técnicas, observando e absorvendo experiências de Gestão e Desenvolvimento, Arte e Cultura, já esteve em dezoito Estados brasileiros, Europa e Estados Unidos. Contatos: [email protected] .

Fotos:

Angeli Rose, Jorge Eduardo e Wagner Azevedo, do IICEM, na outorga do título a Edmilson Sanches.