
Nos trabalhos de (re)organização do meu acervo, encontrei esse documento (acima), espécie de cupom-recibo do jornal "Cidade de Caxias", provavelmente de pagamento de assinatura e anúncio(s), anos 1960, em que os caxienses JOÃO MACHADO e ADAILTON MEDEIROS aparecem como administradores da publicação.
Um achado!

João Elzimar da Costa Machado era advogado e sócio efetivo fundador e diretor (secretário geral) do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias. Também foi promotor público, fundador da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Caxias, conciliador em juizado cível e criminal, juiz suplente, juiz de paz, ex-prefeito de Caxias, ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, integrante do Terço dos Homens, do Centro de Cultura Coelho Netto, membro fundador da ASLEAMA (Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão), escritor, poeta, autor do livro "O Fim e o Nada", de 2012. Faleceu há doze anos, em 9 de fevereiro de 2013. Em 13 de maio de 2023, foi lançada a obra "João Machado – O Conciliador por Excelência", biografia escrita pelo empresário, bancário aposentado e escritor caxiense Antônio Cruz Gonçalves.

Adailton Medeiros foi jornalista e professor universitário no Rio de Janeiro, monge no Mosteiro de São Bento, romancista, ensaísta, um dos cinco mais citados poetas da Poesia Práxis no Brasil. Nasceu em 16 de julho de 1938 no povoado Angical, em Caxias, Maranhão, onde também surgiu literária/mente. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ) em 9 de fevereiro de 2010, Está enterrado no Mosteiro de São Bento. Um livro inédito ("Oculto Piano") e seis publicados saíram no Rio em um só volume, "Obra Reunida", de 2022, com revisão e longa apresentação com ensaio biográfico-literário de Edmilson Sanches.


* EDMILSON SANCHES
Imagens:
Cupom-recibo do jornal "Cidade de Caxias" (anos 1960) e os escritores caxienses João Machado e Adailton Medeiros, com suas obras.