No próximo sábado (20), a Federação Maranhense de Judô (FMJ) vai promover dois importantes eventos de fomento esportivo em São Luís. O primeiro deles é o Festival de Judô, atividade voltada para crianças de 4 a 10 anos de idade com o objetivo de atrair e incentivar a prática da modalidade a jovens judocas. O outro evento será a disputa da segunda etapa do Circuito Maranhense de Judô 2023, que servirá de seletiva para o Campeonato Brasileiro Sub-18, competição prevista para ocorrer em junho, no Rio de Janeiro. Tanto o Festival quanto essa etapa do Circuito Maranhense já estão com inscrições abertas.
Os judocas que desejarem participar de algum dos eventos, devem entrar em contato com a Diretoria da FMJ pelo telefone (98) 98872-5572. As taxas de inscrição para o Festival e para o Circuito Maranhense custam R$ 50 cada um.
Vale destacar que os dois eventos serão realizados no Colégio Marista Araçagi. Pela manhã, a partir das 8h, ocorrem as disputas do Festival de Judô. No turno vespertino, a partir das 15h, a FMJ confirmou os combates da segunda etapa do Circuito Maranhense, que contará com disputas em diversas categorias: do Sub-13 ao Veteranos.
Circuito Maranhense
A primeira etapa do Circuito Maranhense de Judô ocorreu no mês de fevereiro, no Ginásio Costa Rodrigues. Na ocasião, o evento contou com a participação de mais de 170 judocas de diversas regiões do Maranhão e coroou a equipe do Fórum Jaracaty, campeã geral do torneio ao conquistar 23 medalhas no total, sendo 14 ouros, 5 pratas e 4 bronzes. A equipe vice-campeã foi a Associação Mazzili com 21 medalhas (14 ouros, 5 pratas e 2 bronzes).
Nas disputas pelo naipe masculino, a Academia Góes foi quem teve o melhor desempenho. No total, a equipe somou 13 medalhas, sendo 10 de ouro e 3 prata. Vice-campeã no geral, a Associação Mazzili ficou em segundo na classificação masculina com 9 ouros, 5 pratas e 1 bronze conquistado.
O título de campeão geral conquistado na primeira etapa do Circuito Maranhense de Judô pelo Fórum Jaracaty muito se deve ao desempenho da equipe feminina. No total, as meninas garantiram 8 medalhas de ouro e 1 de prata e terminaram a competição na primeira colocação. A segunda colocação ficou com a Associação Mazzili: 5 ouros e 1 bronze.
(Fonte: Assessoria de imprensa)