
O Maranhão é hoje referência no cenário nacional do karate shotokan, arte marcial que combina a força física e mental. A cada nova competição, os atletas maranhenses têm obtido resultados expressivos, que os credenciam a estar entre os melhores do país na modalidade. Um desses destaques é Vítor Moraes.Aos 17 anos, o jovem maranhense foi convocado pela Confederação Brasileira de Karate Shotokan (JKS Brasil) para representar o país no Campeonato Pan-Americano de Karate Shotokan entre os dias 24 e 27 de julho, em Vitória, no Espírito Santo.
Após integrar a Seleção Brasileira na disputa do Campeonato Mundial de Karate Shotokan, competição realizada no Japão em 2024, Vítor Moraes chega a esta edição do Pan-Americano com boas chances de colocar o Maranhão e o Brasil no pódio. O jovem é uma das esperanças da equipe que vai em busca de medalhas neste importante desafio internacional.
"Estou muito feliz com os títulos e pódios que obtive nesses últimos dois anos. Foram resultados importantes que me motivam a continuar trabalhando firme em busca de mais conquistas. A preparação para o Pan-Americano está sendo bem intensa e com muito foco, pois é sempre uma alegria e uma responsabilidade defender o Maranhão e o Brasil em um evento tão grandioso. Estamos treinando bastante para colocar o nosso Estado e o nosso país no pódio. Conto com a torcida de todos", afirma Vítor Moraes.
Vítor Moraes é um dos principais nomes do Karate Shotokan no Maranhão e uma das revelações nacionais da modalidade. Além de competir no Campeonato Mundial de Karate Shotokan, o maranhense teve um ano de 2024 bastante positivo com direito a quatro medalhas conquistadas no Campeonato Brasileiro de Karate Shotokan, realizado em Vitória (ES): ouro no Kata por Equipe e prata nas disputas de Kumite Individual, Kumite Equipe e Kata Individual.
Também em 2024, Vítor faturou quatro medalhas na Copa Sadamu Uriu, em São Luís, e sagrou-se campeão de kumite no Maranhense Karate-do tradicional. Em 2023, o carateca foi vice-campeão de Kata Individual e 3º lugar de Kumite Individual no 27º Campeonato Brasileiro Karate Shotokan, competição realizada em Goiânia (GO).

Em busca de patrocínios
Com a vaga garantida para disputar o Campeonato Pan-Americano de Karate Shotokan em julho, Vítor Moraes agora busca patrocínios para custear a viagem para a cidade de Vitória, “Assim como seguimos firmes com nossa preparação para o Pan-Americano, continuamos em busca de novos apoios e patrocínios para conseguirmos viajar e representar o Maranhão e o Brasil da melhor maneira possível. Temos boas chances de subir ao pódio e vamos fazer todo o possível para isso”, explicou.
(Fonte: Assessoria de imprensa)