Skip to content

MinC e Uema discutem cooperação técnica para salvaguardar saberes tradicionais

Fortalecer as culturas tradicionais e populares, promover a justiça climática e a valorização dos saberes tradicionais e populares do Maranhão. Essas são as propostas contidas no Termo de Parceria para a cooperação técnica, acadêmica e cultural a ser firmado entre o Instituto Maranhão Sustentável (Imas) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em alinhamento aos propósitos do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC).

As propostas foram discutidas durante reunião de representantes do Ministério da Cultura (MinC) e do Comitê de Cultura do Maranhão com o reitor da Uema, Walter Canales e equipe. O encontro ocorreu na sede da Marandu, a Agência de Inovação e Empreendedorismo da universidade, na última segunda-feira (22/9).

Na ocasião, ficou definida a elaboração de um calendário de ações nos municípios do interior do Estado para os próximos meses. “É importante que a universidade caminhe junto com a sabedoria ancestral e fortaleça esta integração com as manifestações culturais”, pontuou a coordenadora-executiva do Comitê, Nadyr Cruz, da Associação Junina Turma de São João Batista Boi da Floresta do Mestre Apolônio. 

O reitor da Uema ressaltou o papel da universidade como agente de transformação social e reafirmou o compromisso da instituição com iniciativas que promovam a cultura do Maranhão e a proteção ambiental. “A Uema está aberta ao diálogo e parcerias para contribuir com conhecimento e com a cultura maranhense”, disse o reitor.

A reunião contou com as presenças de Simone Silva, do escritório do MinC do Maranhão; Claudia Marreiros e Luzenice Macedo, do Imas, organização celebrante do Termo de Colaboração com o MinC. Além do reitor, também estiveram presentes pela Uema o vice-reitor, Paulo Catunda; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra; o diretor da Agência Marandu, Roberto Serra e os professores Luciano Ricardo, Camila Magalhães Silva e Jefferson Fernando.

A colaboração técnica entre o Comitê de Cultura e a Uema atuará em frentes de trabalho: integração de conhecimentos ancestrais e acadêmicos; salvaguarda do patrimônio cultural e ações frente aos desafios das mudanças climáticas. Outra frente é a articulação para formação em políticas culturais, mobilização social, comunicação e orientação às comunidades para elaboração de projetos e parcerias envolvendo especialmente as populações tradicionais (povos indígenas, de terreiro, quilombolas, quebradeiras de coco, ciganos).

No Maranhão, o Comitê de Cultura é formado pela OSC celebrante Instituto Maranhão Sustentável (IMAS) e pelas OSCs executantes Boi da Floresta da Liberdade e Ilê Axé Oxóssi e Oxum, do município de Codó, com atuação em 22 municípios maranhenses.

(Fonte: Inspirar Inovação e Comunicação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.