Como parte da programação do 13º Congresso Estadual do Ministério Público do Maranhão, será aberta na próxima quarta-feira (6), às 9h, no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, uma mostra em homenagem ao artista plástico maranhense Péricles Rocha, que morreu aos 76 anos, em maio de 2023.
Ao todo, estarão expostas no local 10 telas que refletem a obra do pintor, um dos mais importantes do cenário das artes do Maranhão das últimas cinco décadas. O mais antigo quadro é de 1987, os mais novos datam de 2021. A exposição fica em cartaz somente até o dia 13 de dezembro.
As obras de Péricles Rocha, marcantes pelas cores quentes e traço único, retrataram as tradições maranhenses, as memórias das suas vivências nas cidades de Codó, Benedito Leite, Alcântara e São Luís, equilibrando referências do sagrado e do profano e, mais recentemente, agregando a preocupação com a preservação do meio ambiente.
Sobre a obra dele, a também artista plástica e acadêmica Rosilan Garrido comentou: “Sua pintura é inconfundível. Ele tinha uma cartela de cores muito particular. Primeiro, usou os tons claros e o marrom e sépia, as suas cores preferidas. Mais recentemente, utilizava uma cartela mais ampla, incluindo tons mais fortes e vívidos”, disse.
Trajetória
Péricles Augusto Almeida Rocha nasceu na cidade de Codó, em 1946. Dedicou-se à pintura, escultura, desenho e ilustração.
Entre 1967 e 1971, cursou Escultura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Em 1982, estudou no Instituto Lorenzo de Médici, em Florença, na Itália. Desde a década de 1970, participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior, tendo sido reconhecido e premiado pelo seu trabalho. Em 2019, ele expôs no Espaço de Artes Márcia Sandes, na atual sede da Procuradoria Geral de Justiça.
É possível ver o trabalho do artista em São Luís em locais como o Aeroporto Marechal Cunha Machado, Palácio dos Leões, Tribunal de Justiça e na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (seccional Maranhão).
(Fonte: MP-MA)