
Após várias semanas de treinamentos, os kitesurfistas maranhenses Bruno Lobo e Socorro Reis estão prontos para um dos maiores desafios da temporada de 2025. Principais nomes da modalidade no Brasil, Bruno e Socorro iniciam, neste domingo (11), as suas participações no Campeonato Europeu de Fórmula Kite, que reunirá os principais atletas da modalidade no mundo e será realizado até o dia 19 de maio, em Urla, na Turquia.
Bruno Lobo, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com o patrocínio do Bolsa Atleta, se preparou em São Luís para a disputa do Europeu de Fórmula Kite e vive a expectativa de um grande resultado após se destacar na temporada de 2024: além de garantir o sexto lugar da Fórmula Kite nos Jogos Olímpicos de Paris, cujas regatas ocorreram na Marina de Marselha, no Sul da França, Bruno foi eleito o melhor atleta da vela na 25ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, que é considerado o Oscar do Esporte Brasileiro e homenageia os principais esportistas do país por suas performances na temporada.
Também na temporada de 2024, Bruno Lobo foi vice-campeão do Sertões Kitesurf, faturou nono lugar no Campeonato Mundial de Fórmula Kite, garantiu o quarto lugar no Campeonato Europeu de Fórmula Kite e conquistou a 11ª colocação no Troféu Princesa Sofia, que foi válido como etapa da Copa do Mundo da modalidade. Bicampeão pan-americano e multicampeão brasileiro, o kitesurfista maranhense se manteve como principal nome das Américas e destaque mundial da modalidade com esses resultados.
"A expectativa é muito boa para o Europeu de Fórmula Kite, estou bem feliz por voltar às competições internacionais depois de passar um tempo com a minha família e de conquistar grandes resultados em 2024. Cheguei a Urla alguns dias antes da competição para me adaptar às condições do local das regatas e estou trabalhando muito para buscar um ótimo desempenho, representando o Maranhão e o Brasil da melhor forma possível. Agradeço a todos os meus apoiadores e a todos que torcem por mim nesse desafio tão importante", afirma Bruno Lobo.
Já Socorro Reis, que é patrocinada pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Brasilcap e do programa Bolsa Atleta, viajou para competir no Europeu de Fórmula Kite após treinos em Vitória-ES e em São João da Barra-RJ. A kitesurfista maranhense encara o evento como um teste importante para o seu principal objetivo na carreira, que é a classificação para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Maior campeã da história do Brasileiro de Fórmula Kite, Socorro Reis garantiu o vice-campeonato do Sertões Kitesurf e participou do Mundial de Fórmula Kite na temporada de 2024. Com larga experiência em competições nacionais e internacionais, a kitesurfista maranhense também já foi campeã do Pan-Americano de Fórmula Kite, terceira colocada no Mundial Master e medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile.
"Estou muito feliz por participar do Europeu de Fórmula Kite e confiante em uma boa performance. Meu principal objetivo é a classificação para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, e um evento como esse é muito importante para testar e escolher equipamentos, além de adquirir experiência para os próximos desafios. Mais uma vez, agradeço aos meus patrocinadores por acreditarem nesse sonho, garanto que não vai faltar dedicação para conquistar grandes resultados para o Maranhão e para o Brasil", ressalta Socorro Reis.
(Fonte: Assessoria de imprensa)