
JORNAL GOIANO RELACIONA CERCA DE 300 HOMENAGENS A ANTÔNIO GONÇALVES DIAS
*
Pela primeira vez em tempos mais recentes, uma publicação jornalística traz uma lista com registros de centenas de homenagens ao escritor Antônio Gonçalves Dias, que é considerado em diversas obras de reconhecidos historiadores e críticos da Literatura Brasileira como o introdutor ou iniciador da literatura nacional. Com sua obra "Primeiros Cantos", de 1846, passaram a ter abrigo em páginas de livros os temas verdadeiramente brasileiros, entre os quais pessoas, animais, plantas, fatos, ambientes e paisagens, entre outros.
O primeiro poema desse seu primeiro livro é a "Canção do Exílio", cujos primeiros versos estão entre os mais conhecidos, lembrados e citados em todo o território brasileiro e de grande número de menções e citações nos buscadores da Internet, como o Google. O êxito e a brasilidade tanto dos livros quanto dos estudos de Gonçalves Dias fortaleceram decisões, sobretudo oficiais, do Setor Público, de homenagearem o escritor maranhense com seu nome identificando escolas, monumentos, praças, avenidas, ruas e outros logradouros públicos.
O jornal "Goianésia Hoje", fundado há sete anos por Jaldene Nunes, também seu diretor e redator, já está na edição 344, que traz em duas páginas, primeira e oitava, registros sobre Gonçalves Dias, cuja data de morte ocorreu em 3 de novembro, em 1864. Goianésia, município de Goiás, tem cerca de 80 mil habitantes e economia (PIB - Produto Interno Bruto) de quase R$ 2 bilhões, preponderando a atividade de Serviços (que inclui o Comércio), seguida da Indústria e do Setor Público.
Além de nomes em edificações e logradouros públicos, o jornal "Goianésia Hoje" registra curiosidades como o nome "Juca Pirama", dado a um personagem de novela ("Salvador da Pátria", 1989), da Rede Globo de Televisão. Esse nome é uma adaptação do título do conhecido poema de Gonçalves Dias "Y-Juca-Pirama", que, em língua tupi, significa "aquele [homem] que deve morrer", referindo-se ao guerreiro tupi que se tornou prisioneiro da tribo dos timbiras.

Outros registros do jornal goiano listam nomes de filmes, emissões de selos brasileiros e, entre os muitos livros escritos sobre Gonçalves Dias, sua principal biografia, "A Vida de Gonçalves Dias", da elogiada crítica literária, tradutora, historiadora, ensaísta e biógrafa Lúcia Miguel Pereira, e, mais recentemente, o livro "A Canção do Brasil", do jornalista e escritor Edmilson Sanches, também maranhense de Caxias, que documenta nessa obra a importância e influência da "Canção do Exílio" sobretudo entre autores e artistas brasileiros de todas épocas.
Evidentemente, o jornal goiano, e qualquer outra publicação, não tem como trazer o sem número de registros mais completos abarcando a totalidade dos 5.570 municípios brasileiros nem, muito menos, a imensa, grandiosa e riquíssima publicação de livros sobre a vida e a obra de Gonçalves Dias e a montanha – na verdade, cordilheira – de produções acadêmicas e editoriais e jornalísticas em geral que ano a ano são feitas em nível de universidades, academias, redação de revistas e outras publicações etc. Rápida e superficial pesquisa na Internet exibe grande quantidade de títulos de trabalhos no âmbito do Ensino Superior, desde trabalhos de disciplinas (matérias de cursos, sobretudo Letras, História e de Ciências Humanas e Sociais em geral) a até relatórios de pós-doutoramento, passando por trabalhos de conclusão de curso (TCCs), monografias de pós-graduações "lato sensu", dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.
O registro sobre homenagens a Gonçalves Dias feito pelo jornal "Goianésia Hoje", nesta data de 3 de novembro de 2025, é um esforço de documentação jornalística com grande potencial para aproveitamento por estudiosos de Antônio Gonçalves Dias, que, tendo vivido curta vida de 41 anos (1823-1864), incorporou para o Brasil e para sempre muito de sua obra variada e inolvidável em seus misteres – e mistérios – de advogado, escritor, professor, gestor, jornalista, historiador, etnógrafo, poliglota, tradutor, líder de expedições e de pesquisas no Brasil e no Exterior.
Gratidão, e aplausos, para o jornal "Goianésia Hoje".
* EDMILSON SANCHES
Imagens:
Páginas do jornal "Goianésia Hoje", ano 7, número 344, de 3/11/2025, com destaque para o poeta maranhense Gonçalves Dias, na primeira e oitava páginas.