Foram anunciados, nesta terça-feira (10), os vencedores do 2º Prêmio de Inovação em Políticas Públicas para a Juventude. O tema deste ano destacou o protagonismo juvenil com o uso de tecnologias digitais.
O objetivo do prêmio é reconhecer trabalhadores do setor público e projetos das esferas municipal e estadual que tragam novidades nas políticas públicas voltadas à juventude em seus diversos temas e dimensões de atendimento desse público.
Foram escolhidos três vencedores: o projeto Qualifica Jovem Paulista Digital, de Paulista (PE); o programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital, de São Paulo (SP); e o Liceu de Ofícios e Inovação, de Curitiba (PR).
O Qualifica Jovem Paulista Digital promove ações de capacitação voltadas ao empreendedorismo e à busca de emprego e renda, disponibilizando vagas para cursos profissionalizantes relacionados a tecnologias digitais, como marketing digital e uso de redes sociais.
O programa paulista Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital existe desde 2004 e mantém 13 laboratórios onde são ministradas atividades de formação sobre empreendedorismo, cidadania, mercado de trabalho e fabricação digital. É ofertada uma bolsa para auxiliar nos custos com transporte e alimentação.
O Liceu de Ofícios e Inovação, de Curitiba, também oferta cursos de qualificação para jovens, dando preferência àqueles em situação de vulnerabilidade social. São realizadas atividades de formação em diferentes áreas, mas abarcando também as tecnologias da informação e comunicação, como formação em informática.
O prêmio é uma iniciativa organizada pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH). O anúncio dos vencedores faz parte das atividades da Semana da Juventude, iniciada ontem e que vai até o dia 13.
(Fonte: Agência Brasil)