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Projeto Brasil de Tuhu lança versão “on-line” de concerto didático

Pela primeira vez desde que foi criado, o projeto Brasil de Tuhu apresenta, neste sábado (26), às 16h, uma versão gratuita virtual de seu Concerto Didático. O espetáculo concebido pelo compositor, produtor musical e pianista brasileiro Tim Rescala, é inspirado no maestro Heitor Villa-Lobos, com adaptação por Roberto Souza Leão para o lançamento no canal YouTube do projeto.

O Brasil de Tuhu – apelido dado a Villa-Lobos quando criança – foi idealizado em 2009, quando o ensino musical era obrigatório nas escolas públicas do país, com o objetivo de promover o desenvolvimento psicossocial de crianças por meio da música.

No ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, o projeto ficou impedido de ser levado às escolas. “Então, decidimos fazer concertos didáticos virtuais para o ensino fundamental como forma de sensibilizar para o tema”, disse à Agência Brasil a diretora de produção da Baluarte Cultura, empresa realizadora do projeto, que é patrocinado pelo governo federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A classificação é livre.

“Não quisemos virar as costas para o público que sempre nos acolheu” , disse Paula. O concerto trata do cancioneiro popular brasileiro, com músicas do Guia Prático do maestro Heitor Villa-Lobos, cuja vida é contada às crianças.

Mais de 45 mil crianças e adultos em 13 Estados  já assistiram aos concertos presencialmente. Ao longo do tempo, além do concerto, foram lançadas animações, uma revista, uma rádio e, neste ano, serão lançados quatro filmes.

Desafio

“Foi um desafio gravar o concerto remotamente, principalmente a parte musical. Para dialogar com as crianças que estão vivenciando o ensino remoto, adaptamos a estética para o formato de videochamada”, disse a diretora de produção.

Além de disponibilizar o material no canal do YouTube, o projeto articula, com as secretarias de Educação municipais, a distribuição do concerto com o material das escolas, como atividade complementar para as crianças que ainda não estão indo, presencialmente, às aulas. O projeto já foi levado a Salvador (BA), Ipojuca (PE), Rio Grande (RS) e está previsto para a capital fluminense.

Segundo Paula, a vantagem de um concerto audiovisual é que ele não se esgota neste momento. “A gente vai continuar trabalhando para articular cada vez mais secretarias, para que seja incluído como atividade complementar para os alunos”.

O concerto mostra a infância de Heitor Villa-Lobos e explica o nome Brasil de Tuhu, que era o apelido do maestro quando criança, por ser apaixonado pelas locomotivas de trem. O compositor queria tocar violoncelo, mas, como era muito pequeno, o pai adaptou uma viola para que o menino pudesse começar a tocar.

Importância

O projeto fala da importância de Villa-Lobos para a música brasileira, da integração do choro com a música clássica, de como ele adorava a formação do Quarteto de Cordas, e aproveita para apresentar os instrumentos às crianças, com suas diferenças e similaridades.

As cantigas incluídas no Guia Prático de Villa-Lobos foram catalogadas por ele na década de 1930, quando percorreu o Brasil ouvindo músicas típicas da infância do repertório nacional. O guia soma mais de 130 cantigas. “Todo o material que a gente trabalha vem do guia prático porque, assim como Villa-Lobos, a gente acredita que a educação musical, principalmente dentro das escolas públicas do país, precisa ser trabalhada em cima do repertório brasileiro”, afirmou Paula Sued.

A ideia é que o projeto possa ser disponibilizado permanentemente no YouTube.

No novo formato de videochamada, o concerto reúne Carla Rincón no primeiro violino, Luca Kevorkian no segundo violino, Jade Guilhon na viola, Matias Roque no violoncelo, tia Fifinha, interpretada pela atriz e cantora Verônica Bonfim, e o boneco Tuhu. Para garantir o acesso de todos, a apresentação contará com recursos de Libras (linguagem de sinais), legendagem e audiodescrição.

As atividades musicais são educativas e lúdicas e apresentam conteúdos para várias idades. “A gente se preocupou em fazer as brincadeiras para várias idades porque a pandemia está sendo um período muito difícil, especialmente para as crianças em casa. Nossa preocupação foi como continuar atendendo esse público que sempre nos atendeu. A gente tinha uma responsabilidade e desenvolveu essas atividades”, afirmou a diretora

(Fonte: Agência Brasil)