O esporte como forte motivador de inclusão social, de formação de alunos e cidadãos melhores, pois, aliada à educação, a atividade esportiva obtém resultados significativos no fortalecimento da cidadania. Unir essas duas áreas e melhorar a qualidade de vida das crianças da comunidade da Vila Nova, em São Luís, é o objetivo do Projeto Criança Feliz, que será lançado nesta quarta-feira (6), às 10h, na sede da Creche Nossa Senhora das Graças, localizada na Travessa Bela Vista, na Vila Nova. A iniciativa tem execução pela Associação Beneficente de Mães da Vila Nova e é patrocinada via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte pelo Grupo Potiguar e pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).
O Criança Feliz é uma oportunidade no judô e no balé para 56 alunos da Creche Nossa Senhora das Graças, que trabalha com um público infantil de dois a cinco anos de idade. Vale ressaltar que, essas modalidades esportivas já são realizadas há, pelo menos, cinco anos, graças ao voluntariado de professores.
O grande diferencial com o lançamento do projeto é que, graças à Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o Criança Feliz contará com o suporte financeiro do Grupo Potiguar. A empresa já é uma parceira de longa data da creche, ao contribuir com reformas e manutenções estruturais do espaço.
A coordenadora da Creche Nossa Senhora das Graças, Arlete Pereira, que também coordena o projeto, declarou que a parceria entre Associação, Grupo Potiguar e Sedel representa ganhos inestimáveis.
“Pela primeira vez, somos contemplados com a Lei de Incentivo, e isso significa que nossos professores passarão a ser remunerados. Temos a garantia que os nossos alunos de judô e de balé receberão uniformes e refeições, além do aprendizado. Nos últimos dez anos, temos contado com a ajuda da Potiguar, com contribuições significativas para a manutenção estrutural do prédio da creche, e, desta vez, felizmente, a empresa será a mantenedora do projeto, por meio da lei”, destacou Arlete.
“O Projeto Criança Feliz representa para nós, da Potiguar, uma forma de retribuir o que temos recebido da sociedade. Somos gratos a todos os nossos clientes por acreditar e nos apoiar sempre. Por isso, sabemos o quanto é importante estarmos associados a projetos sociais relevantes e de credibilidade, como o Projeto Criança Feliz”, afirmou Camila Brasil, sócia-diretora do Grupo Potiguar.
Cronograma de aulas
As aulas de judô ocorrem nas quartas, quintas e sextas-feiras, sempre pela manhã. Já as atividades de balé são realizadas às segundas, terças e sextas-feiras, também no turno matutino. Fazem parte do Projeto Criança Feliz alunos e ex-alunos da Nossa Senhora das Graças. A unidade de ensino funciona com 14 colaboradores diretos, como professores, cozinheiros e coordenadoras. Os alunos são moradores da Vila Nova e de bairros adjacentes, como Anjo da Guarda, Mauro Fecury (1 e 2) e Vila Ariri.
Creche Nossa Senhora das Graças
A sede da Creche Nossa Senhora das Graças foi construída em 1989. Em janeiro de 1990, houve a inauguração da unidade de ensino com 50 crianças matriculadas para estudarem nela. Um dos fundadores da Vila Nova e um dos idealizadores da creche, Edilson Pinto, conta um pouco dessa história. “A creche surgiu da necessidade de termos um espaço de lazer e educação para os filhos dos moradores. Começamos com apenas 50 alunos e, hoje, temos 120. Como eu sou um dos fundadores do bairro, eu consegui, na época, o terreno para a construção do prédio”, informou Edilson.
O idealizador da Nossa Senhora das Graças destacou a importância do esporte. “O esporte é fundamental na vida de todos nós. Quando a prática esportiva é iniciada ainda na infância, melhor ainda, capaz dessas crianças se transformarem em atletas olímpicos, sendo que, de qualquer forma, tenho a convicção de que se transformarão em cidadãos disciplinados, atletas da vida”, concluiu Edilson.
Associação Beneficente
A Associação Beneficente de Mães da Vila Nova é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que direciona suas atividades em prol de pessoas carentes, que vivem em situação de exclusão social. A entidade foi fundada, no dia 10 de fevereiro de 1985, por mulheres sensíveis à comunidade do bairro que, naquela época, era constituída, em sua maioria, por ex-portadores de hanseníase, quase sempre vítimas de preconceitos.
No início, a Associação organizava campanhas de arrecadação de roupas, fraldas e alimentos para a preparação de sopas, para ajudar os ex-portadores de hanseníase e suas famílias. A entidade cresceu, fortaleceu-se e realizou metas maiores, como a instalação de uma escola de reforço que, atualmente, está credenciada para ministrar aulas no ensino infantil e fundamental.
O QUÊ?
Lançamento do Projeto Criança Feliz
QUANDO?
Nesta quarta-feira (6), às 10h
ONDE?
Creche Nossa Senhora das Graças, na Travessa Bela Vista, Vila Nova
(Fonte: Assessoria de imprensa)