O kitesurfista maranhense Ricardo Brito, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com o apoio da Unifisio, da oficina de pranchas Dalwind e da Loja Empoderadas, participou da Copa Brasil de Vela, competição válida como segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite e encerrada no último domingo (30), na cidade de Ilhabela (SP). Em uma disputa de alto nível contra os melhores atletas da modalidade no país, Ricardo garantiu a primeira colocação na categoria Master e ficou na 13ª posição na classificação geral.
O desempenho em Ilhabela reforça a boa temporada de Ricardo Brito, que ficou em primeiro lugar na categoria Master de Hydrofoil e conquistou a segunda colocação da categoria Fórmula Kite na Copa Brasil de Vela de Praia, realizada em agosto, na cidade de Fortaleza, e válida como primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf.
“O começo da participação na Copa Brasil foi um pouco tumultuado. Tive alguns problemas com o kite, mas consegui me recuperar e competi em alto nível. Fico feliz com a primeira posição na categoria Master e com todo o aprendizado adquirido nessa disputa em Ilhabela. Mais uma vez, agradeço aos meus patrocinadores, família e amigos por todo o incentivo para representar o Maranhão da melhor maneira possível nas principais competições pelo país”, afirma Ricardo, que foi campeão brasileiro de kitesurf em 2021.
Após a Copa Brasil de Vela, Ricardo Brito iniciou a preparação para uma das principais competições do ano: o Campeonato Pan-Americano de Fórmula Kite, que será disputado em São Luís, entre os dias 7 e 13 de novembro. Além da motivação de competir em casa, Ricardo está focado em subir no ranking mundial da modalidade.
Talento maranhense
Ricardo Brito iniciou a carreira no kitesurf em 2016 e rapidamente se consolidou como um dos principais nomes da modalidade no Maranhão e no Brasil. Antes de conquistar o título nacional em 2021, Ricardo teve duas campanhas de destaque em 2020, ficando no Top 5 do Brasileiro de Kitesurf e garantindo a oitava colocação no Campeonato Mundial, disputado em Florianópolis (SC).
(Fonte: Assessoria de imprensa)