
Referência nacional do karate shotokan, o Maranhão está confirmado para receber as disputas do 29º Campeonato Nacional de Karate Shotokan, competição promovida pela Confederação Brasileira de Karate Shotokan (JKS Brasil). O evento reunirá os melhores atletas do país em diversas categorias e servirá de seletiva para o Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado 2026. As disputas vão ocorrer entre os dias 24 e 26 de outubro, no Ginásio Castelinho, em São Luís.
Ao todo, são esperados mais de 400 caratecas de todas as regiões do país. E o Time Maranhão de Karate chega à competição como uma das principais forças do Karate shotokan brasileiro com boas chances de brigar por medalhas assim como aconteceu recentemente no Campeonato Pan-Americano, evento realizado na cidade de Vitória (ES) no fim de julho. No Pan, sete atletas maranhenses da Academia Seiryükan integraram a Seleção Brasileira e conquistaram 21 medalhas, sendo oito de ouro, seis de prata e sete de bronze.
“No Campeonato Pan-Americano deu para ver que o grupo está se fortalecendo e estamos preparando ainda mais atletas para o Campeonato Nacional que vai ser aqui em São Luís. Vai ser um evento grande, vamos fazer uma grande festa já pensando no Campeonato Mundial do ano que vem a equipe está bem”, afirmou o sensei Marco Aurélio Mota.
Outro nome do Maranhão que tem boas chances de brigar por pódio é Vítor Moraes, que chega ao Campeonato Nacional após garantir três bronzes no Pan-Americano. Uma dessas medalhas veio na competição de Kata por Equipes (17-19 anos), onde, formou equipe com os também maranhenses Daniel Caripunas e Micael Silva. O trio chega forte na busca pela medalha de ouro.

“Mesmo depois do Pan, onde tivemos excelentes resultados, toda nossa equipe intensificou os treinos para a disputa do Campeonato Nacional aqui em São Luís. Vamos dar o nosso melhor para representar o Maranhão da melhor maneira possível”, disse o carateca Vítor Moraes.
Durante a realização do Campeonato Nacional de Karate Shotokan, outras atividades vão ocorrer em São Luís. No dia 23 de outubro, haverá um Master Camp com instrutores da JKS Brasil e, no dia 24, estão previstos a realização de uma clínica de arbitragem e exame de faixa.
Resultados expressivos
Nas últimas duas edições do Campeonato Nacional de Karate Shotokan, o Time Maranhão foi destaque. Em 2023, a equipe maranhense garantiu 33 medalhas no evento e, em 2024, foram 22 medalhas conquistadas. Devido ao grande desempenho dos maranhenses, 8 atletas da Academia Seiryükan acabaram sendo convocados para o Mundial de Karate Shotokan, realizado no Japão, no ano passado.
(Fonte: Assessoria de imprensa)