Skip to content

Livro da primeira romancista brasileira será discutido na ESMP Literária

O romance “Úrsula” da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis (1822-1917), a primeira romancista brasileira, é o tema da 12ª edição do ESMP Literária, a ser realizada, de forma virtual, na próxima quinta-feira (19/11), às 17h, com transmissão pelo canal do YouTube da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão.

Participam do debate Claunísio Amorim Carvalho, editor, historiador e servidor de carreira do MP-MA, e a poeta e escritora Dilercy Aragão Adler, integrante da Academia Ludovicense de Letras. A moderação será feita pela promotora de Justiça Samira Mercês dos Santos, titular da 4ª Promotoria de Imperatriz.

A carga horária é de 2 horas/aula, e a as inscrições podem ser feitas pelo endereço: eventos.mpma.mp.br.

Integrantes, servidores, estagiários do MP-MA e interessados em geral são o público-alvo da atividade. O debate é promovido pela ESMP em parceria com o Centro Cultural do MP-MA.

A obra

Nascida em São Luís (MA), filha de uma mulher branca com um homem negro, Maria Firmina dos Reis publicou “Úrsula” em 1859, quando o país ainda sustentava o regime de escravidão. O livro é considerado o primeiro romance antiescravagista e escrito por uma mulher no Brasil.

O romance conta a história de amor entre Úrsula e Tancredo e se diferencia pelo modo como os personagens negros e as mulheres são construídos, e a escravidão é problematizada.

“A maior importância do romance ‘Úrsula’, de Maria Firmina, foi ter apresentado personagens escravizados por uma perspectiva humanizada e não somente sob a ótica da tragédia. Além da questão escravagista, a autora criticou a sociedade patriarcal da época”, ressalta a promotora Samira Mercês dos Santos, moderadora do debate.

(Fonte: MP-MA)