Skip to content

LÍNGUA PORTUGUESA: dicas e exercícios 58

Neste domingo, há eleições municipais... Segundo turno...

Continuamos falando sobre...

Falsos sinônimos

...

33 EM PRINCÍPIOS
ignifica “em tese, teoricamente, por princípios”: “Em princípio (= por princípios religiosos), ele é contra o aborto”. Com o sentido de “inicialmente, num primeiro momento”, é melhor usar A PRINCÍPIO.

34 EM VEZ DE
Significa “em lugar de”. Deve ser usado para qualquer tipo de troca, de substituição: “Foi à praia em vez de ir à escola”; “Apertou o botão azul em vez do vermelho”; “Jackson preferiu correr com a bola em vez de chutar”; “Imagine só tentar falar ao telefone e, em vez de uma pessoa do outro lado da linha, ouvir o sermão de uma rádio evangélica”.

35 EPIDEMIA/ENDEMIA/EPIZOOTIA
Epidemia – doença infecciosa de caráter transitório que atinge um grande número de pessoas numa área extensa.
Endemia – doença infecciosa que ocorre habitualmente e com incidência significativa em determinada população ou região.
Epidemia e endemia só devem ser usadas para seres humanos. Para animais, usamos epizootia.

36 ESCASSEZ
Ocorre quando “há pouco”: “As prateleiras dos supermercados quase vazias comprovam a escassez do produto”. Quando “não há”, ocorre falta: “A falta do produto é comprovada pelas prateleiras totalmente vazias”.

37 EVENTUAL
Significa “esporádico, ocasional, o que ocorre de vez em quando”. Uma “derrota eventual” é aquela que acontece de vez em quando. Não é sinônimo de “possível” nem de “provável”: “Oposição teme uma possível (e não eventual) derrota nas eleições municipais”; “O Barcelona é o provável (e não eventual) campeão espanhol desta temporada”.

38 EXPLICAR
É “esclarecer”. Não é sinônimo de justificar.

39 EXTORQUIR
É “arrancar, torcer para fora”. Só se pode “extorquir” “alguma coisa” de alguém. Uma pessoa não pode ser extorquida. A frase “A família foi extorquida pelos sequestradores” é inaceitável. O certo é: “Os sequestradores extorquiram dois milhões de reais da família… (= na voz ativa)” ou “Dois milhões de reais foram extorquidos pelos sequestradores… (= na voz passiva). Só a “coisa” pode ser extorquida.

40 EXTRADITAR
Extradição é um acordo que há entre alguns países. Para extraditar, é preciso que haja a solicitação de outro país: “O Brasil solicitou a extradição de Cacciola”. Se não houver solicitação, pode ser “expulsão”: “O governo brasileiro queria expulsar o jornalista norte-americano”. Expulsão é uma decisão unilateral.

41 FALÊNCIA
É mais adequado só usar para empresas. Para pessoas físicas, é melhor usar “insolvência”.

42 FAMILIAR
É preferível utilizar a palavra “parente”, por ser mais usual.

43 FATAL
É “que mata”. Portanto, não há “vítima fatal”. O acidente é que foi fatal: “Um acidente fatal com duas vítimas”.

44 FRONTEIRA
Usamos para países: “Na fronteira do Brasil com o Paraguai”.

45 GARANTIR
Só pode ser usado para quem tem o poder: “Estou vivendo o meu melhor momento”, garantiu o atacante. Não usar para quem não tem o poder de “garantir”: “Ex-presidente Lula disse ou afirmou (e não garantiu) que Ciro Gomes será o candidato do PT (= não depende dele)”; “O técnico afirmou (e não garantiu) que o atacante estará totalmente recuperado até domingo”. É desnecessário “garantir o óbvio”: “O Brasil tem dimensões continentais, garantiu o presidente norte-americano”.

46 GEMINADAS
Casas são geminadas, e não “germinadas”. Geminadas deriva de “gêmeo”, e germinada vem de “germe”.

47 GOLEADA
É o ato de golear, ou seja, vencer por uma grande diferença de gols. Segundo o senso comum, é necessário que o time vencedor tenha feito, no mínimo, quatro gols: “4 a 1, 4 a 0, 5 a 2…”. Não deve ser usada para designar o jogo em que houve muitos gols: “5 a 4, 7 a 5, 6 a 6”.

48 GREVE
Quem faz greve é empregado; patrão faz locaute.

Teste da semana

Que opção completa, corretamente, a frase abaixo?
“Fazia oposição sistemática __________ evasão do capital estrangeiro, porque supunha imprescindível __________ progresso, e mostrava-se propenso __________ aceitá-lo sem restrições”.

(a) à / ao / a;
(b) contra a / com o / em;
(c) à / com o / em;
(d) com a / no / a;
(e) da / ao / para.

Resposta do teste: letra (a).
Quem faz oposição sempre faz oposição “a” alguma coisa; tudo que é imprescindível é imprescindível “a” alguma coisa; quem está propenso sempre está propenso “a” alguma coisa.