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21 de março, Dia Mundial da Poesia (*)*

FALTA (MAIS) POESIA NA ESCOLA

– Nascemos poesia e morremos pó

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“(...) A escola enche o menino de matemática, de geografia, de linguagem, sem, via de regra, fazê-lo através da poesia da matemática, da geografia, da linguagem. A escola não repara em seu ser poético, não o atende em sua capacidade de viver poeticamente o conhecimento e o mundo. (...)” 

(CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, em “A Educação do Ser Poético”, 20/7/1974)

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“Não é para “descobrir” poetas no meio deles  – É PARA NÃO ENCOBRIR A HUMANIDADE DENTRO DELES.  // Não é, muito menos, para formar escritores – é para não deformar gentes. // A poesia não faz milagres – o milagre somos nós. Somos poesia, somos “poiésis” – “criação”, “obra poética” (...)”. (EDMILSON SANCHES)

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Nascemos poesia e morremos pó. E entre um e outro momento nos perdemos daquilo que, bebê, criança, viam em nós: emoção, inspiração, razão de ser.

É isso mesmo: Por que retiram ou retiramos de nós o encanto de nascença e, como vítimas de Medusa, tornamo-nos pedras, calcificamos os sentidos, endurecemos a sensibilidade?

Estamos sempre em busca de TORNAR SONHOS EM OBRAS CONCRETAS quando deveríamos TRANSFORMAR A CONCRETUDE EM OBRA DE SONHOS.

A escola, como espaço de alimentação de cérebros, de formação de pessoas, poderia ser esse espaço de sensações... sentimentos... sensibilidades. Um espaço com/sentido, com/sentimento.

A escola não deveria envergonhar-se de seguir uma “receita”: aplicar “injeções” de poesia, por via intraneural, diariamente, no início de cada aula. Uma leitura de texto poético, selecionado pelos próprios alunos... e pronto.

Não é para “descobrir” poetas no meio deles –É PARA NÃO ENCOBRIR A HUMANIDADE DENTRO DELES.

Não é, muito menos, para formar escritores – é para não deformar gentes.

A poesia não faz milagres – o milagre somos nós. Somos poesia, somos “poiésis” – “criação”, “obra poética”, em grego.

O mundo precisa de médicos, de engenheiros, de advogados...

O “mercado” precisa de trabalhadores, de profissionais, de consumidores...

A escola não precisa ser só fábrica de doutores. A “schole” significa “lazer”, não “fazer”. Escola, portanto, é espaço de libertação, imaginação... De MAIS poesia.

Mas o que se vê são conteúdos demais, formalistas demais – não é à toa que eles se chamam “disciplina”).

O que se vê são conteúdos duros demais – não é à toa que eles também se chamam... “matéria”.

 Claro que quase sempre não é fácil a “leitura” poética. Aí, bem... aí vai depender da formação/informação/afirmação de cada leitor da poesia. Vai depender de seu cardápio de conteúdos, seu “menu” de sensibilidade.

Cada aluno, em fases etárias diversas, tem seu próprio “apanhado” de coisas – o que lê, o que ouve, o que conversa, o que sonha, o que faz, o que reflete...

O caldeirão de saberes, fazeres e pensares poderá conter algo mais denso ou, por enquanto, ainda ralo, mas existente. Todos temos algo a dizer de tudo. Pode faltar vontade ou oportunidade para expressar isso, mas que temos, temos!

Há, sim, espaço para a poesia.

Dentro das pessoas.

Dentro das escolas.

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(*) O Dia Mundial da Poesia, 21 de março, foi instituído pela 30ª Conferência Geral da Unesco, realizada em 16 de novembro de 1999. O objetivo, com a data, é promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino de poesia em todo o mundo e, na declaração da Unesco, “dar novo reconhecimento e impulso aos movimentos de poesia nacionais, regionais e internacionais". No Brasil, o 31 de outubro é o Dia Nacional da Poesia. Nessa data, em 1902, nasceu, em Minas Gerais, o poeta Carlos Drummond de Andrade, falecido no Rio de Janeiro (RJ), em 17/8/1987. O Dia Nacional da Poesia foi instituído pela Lei Federal nº 13.131, de 3/6/2015. Antes, a data “não oficial” do Dia Nacional da Poesia era 14 de março, dia de nascimento, em 1847, do poeta baiano Castro Alves, falecido em 6/7/1871.

* EDMILSON SANCHES