Skip to content

Dicas gramaticais… Vem é singular, vêm é plurall

Leia:

“... os políticos que vem agindo em Brasília...”

Com a reforma ortográfica, a maioria dos acentos diferenciais desapareceu. Palavras como “para” (forma do verbo “parar”), “pera” (substantivo), “pelo” (o substantivo) ou “polo” (substantivo), que antes recebiam acento gráfico, agora se escrevem exatamente como os seus homônimos.

Mantiveram-se, entretanto, os acentos diferenciais do infinitivo do verbo “pôr” (que aparece em “pôr do sol”) e da forma de pretérito perfeito do verbo “poder” (“pôde”).

Não houve alteração na grafia dos “porquês” (por que, porque, por quê e porquê, cada qual com sua função). O mesmo se pode dizer das formas dos verbos “ter” e “vir”. Na terceira pessoa do singular, elas não recebem acento (ele tem, ele vem) e, na terceira do plural, estão mantidos os acentos circunflexos (eles têm, eles vêm).

Nada mudou entre os verbos derivados de “ter” e de “vir”. Assim: ele mantém (acento agudo) e eles mantêm (acento circunflexo); ele intervém (acento agudo) e eles intervêm (acento circunflexo).

As formas verbais que perderam os acentos foram as de terceira do plural dos verbos “crer”, “ler”, “ver” (presente do indicativo) e “dar” (presente do subjuntivo), em que se duplicam os “ee”. Assim: eles creem, eles leem, eles veem, que eles deem. O mesmo vale para os verbos deles derivados (eles preveem, eles reveem).

Observe que, no fragmento em destaque, a forma verbal deve concordar com “políticos” – no plural, portanto.

Veja, abaixo, a correção:

“... os políticos que vêm agindo em Brasília...”

Acrescentando...
Dicionário de dificuldades da língua portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
vêm, veem
1. vêm. É forma do verbo vir: Eles vêm raramente à cidade.
2. veem. É forma do verbo ver: Será que não veem o perigo que os ameaça?

Michaelis – Português Fácil: tira-dúvidas de redação – Douglas Tufano
vem, vêm, veem
Os verbos vem e vêm são formas do presente do indicativo do verbo “vir”. Vem (sem acento) é a 3ª pessoa do singular: : Ele vem. Vêm (com acento) é a 3ª pessoa do plural: Eles vêm. Veem é a 3ª pessoa do plural do presente do indicativo do verbo “ver”: Eles veem o filme.
Manual de Redação e Estilo – jornal O Estado de S.Paulo
Vem, vêm, veem. Vem – verbo vir, singular: O presidente vem hoje a São Paulo. Vêm – verbo vir, plural: O presidente e os ministros vêm hoje a São Paulo. Veem – verbo ver, plural: Eles veem muito bem. Nos derivados, vem, singular, passa a ser acentuado, enquanto vêm e veem conservam essa forma: ele provém (de provir), eles intervêm, eles reveem.

Corrija-se! de A a Z – Luiz Antonio Sacconi
vêm e veem – qual a diferença?
A primeira forma é do verbo vir: Eles vêm aqui todos os dias. A segunda é do verbo ver: Elas veem esse programa diariamente.

Dicionário de Erros Correntes da Língua Portuguesa – João Bosco Medeiros e Adilson Gobbes
Veem/Vêm. Veem é a 3ª pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver; vêm é a 3ª pessoa do plural do presente do indicativo do verbo vir: Os empresários não veem [enxergam] os prejuízos que vem [precedem] das filiai mal administradas.