Skip to content

Dicas gramaticais… Regência do verbo PREFERIR

“Ela diz que prefere ir para a cadeia do que realizar uma tarefa humilhante”.

Na linguagem do dia a dia, de fato, é muito comum o uso do verbo PREFERIR para fazer uma espécie de comparação: prefiro isto do que aquilo, como se PREFERIR fosse “gostar mais” de algo.

Na verdade, PREFERIR é "escolher", "pôr alguma coisa antes de outra". O verbo rege dois objetos, sendo o direto expresso por aquilo que se escolhe, e o indireto, regido pela preposição A, expresso por aquilo que se deixa em segundo plano.

Assim, preferimos uma coisa a outra

Corrigindo a frase:
Ela diz que prefere ir para a cadeia a realizar uma tarefa humilhante.

Manual de Redação e EstiloO Estado de S.Paulo (jornal)
Preferir
1 – Constrói-se com a preposição a e não com a locução do que: Prefere a mãe ao pai (e não “do que” o pai). / Os alunos preferiam jogar futebol a praticar atletismo. / “Prefiro os que colocam bem as ideias aos que colocam bem os pronomes” (Sí1vio Romero).

2 – Também é errado usar preferir com  “em vez de”: O lateral prefere jogar no Brasil “em vez de” (o certo: A) ir para a Espanha.

3 – Como preferir já tem valor absoluto, são inadmissíveis frases do tipo de: Prefiro antes morrer a renunciar. / Os times preferem mais atacantes a defensores. / Preferia cem vezes brincar a estudar. O “antes”, o “mais” e o “cem vezes” estão sobrando nas frases.
[...]

Reforçando...
Quanto à regência, devemos dizer PREFERIR UMA COISA A OUTRA; por isso, não se esqueça da preposição A: Ele prefere  nadar a jogar futebol. / Prefiro ficar em casa a sair.