Skip to content

DICAS GRAMATICAIS… verbo IMPLICAR

Michaelis – Português Fácil: tira-dúvidas de redação – Douglas Tufano
Implicar
Com o sentido de “ter como consequência” ou “acarretar”, não deve ser usado com a preposição “em”. Por isso, devemos dizer: A corrupção política implica graves prejuízos para a nação (e não “implica em graves prejuízos”) / Liberdade implica responsabilidade (e não “implica em responsabilidade”). Com o sentido de “ter implicância”, devemos dizer “implicar com”: Ele vive implicando com o menino, não o deixa em paz.

 

1001 dúvidas de português – José de Nicola e Ernani Terra
Implicar
Quando empregado no sentido de “acarretar”, “trazer como consequência” exige complemento sem preposição.
Sua atitude implicará demissão
Tal procedimento implicará anulação da prova.

 

Redação Forense e Elementos da Gramática – Eduardo de Moraes Sabbag
Implicar
VTD no sentido de acarretar, envolver (sem a preposição “em”).
Exemplos:
A resolução da questão implica nova teoria.
Isso implica sérios problemas.

VTI no sentido de ter implicância, mostrar má disposição.
Exemplo:
Ela sempre implicou com os meus hábitos.

VTDI no sentido de comprometer-se, envolver-se.
Exemplos:
Implicou-se com negociações difíceis.
Implicou-se em negociações ilícitas.
Implicou o colega em questões políticas.

 

Manual de Redação e Estilo – jornal O Estado de S.Paulo
Implicar
1 – No sentido de pressupor, envolver, acarretar, adote a regência direta (sem a preposição em): A promoção implicava maiores responsabilidades. / Jornalismo implica dedicação. / Reforma implicará perda de receita para os Estados. 2 – Use preposição apenas quando o verbo pedir dois complementos (A polícia implicou o acusado no crime de receptação) ou objeto indireto (Implicava sempre com os colegas).

 

Manual da Redação – jornal Folha de S.Paulo
Implicar
Verbo transitivo direto quando significa acarretar, trazer com consequência: A decisão do presidente implicará o cancelamento do projeto. A derrota implica a demissão do técnico. O desenvolvimento da ciência implica benefícios para a humanidade. O discurso do candidato implica o recrudescimento da disputa. No sentido de comprometer ou envolver, o verbo é transitivo direto e indireto: No depoimento, o deputado implicou o senador no crime.

 

O Português do dia a dia – Prof. Sérgio Nogueira
Implicar
Segundo a regência clássica, é verbo transitivo direto quando significa “acarretar”, “trazer como consequência”: “A decisão do ministro implicou o cancelamento do projeto”; “A derrota implica a desclassificação”. Alguns autores já aceitam “implicar em”. A preferência é a forma tradicional: em vez de “implica em pagamento antecipado”, sugiro “implica pagamento antecipado”. Com o sentido de “comprometer” ou “envolver”, é transitivo direto e indireto: “Quando depôs, o senador implicou o empresário no crime”.

 

Dicionário de Erros Correntes da Língua Portuguesa – João Bosco Medeiros e Adilson Gobbes
Implicar
Envolver, comprometer, embaraçar. Admite a seguinte construção: A orientação implica a reorganização das tarefas. No sentido de “antipatizar” , pede a preposição com: Implicaram com Maurício.

 

Dicas da Dad (português com humor) – Dad Squarisi
Implicar implica e complica
O verbo implicar tem três empregos. Em dois deles, ninguém tem dúvida. Na acepção de ter implicância pede a preposição com: O diretor implicou com ele. Na de comprometer, envolver é vez do em: A secretária implicou a chefe no escândalo.
A dúvida surge no significado de produzir como consequência. Aí, implicar implica e complica. O verbo parece, mas não é. No sentido de acarretar consequência, o malandro é transitivo direto. Não suporta a preposição em: Autonomia também implica responsabilidade. Deflação implica recessão. Aumento de taxa de juros implica crescimento do deficit público.

 

Tira-dúvidas de Português: de A a Z – Alpheu Tersariol
IMPLICAR
É correto dizer:
O progresso de uma cidade implica uma boa educação de seu povo?

Sim. Trata-se de bom uso do verbo implicar. Muitos dizem: O progresso de uma cidade implica na boa educação de um povo. O verbo implicar, nesta última frase, está mal empregado.

O verbo implicar, no sentido de envolver ou trazer ou ter como consequência, tornar indispensável, acarretar, é transitivo direto, exige complemento sem preposição. Assim:
Tal afirmação implica ignorância do assunto.
A tentativa implicou sua desclassificação.