Skip to content

Feira Literária de São Luís tem lançamento de livro de Nery Mendonça nesta terça-feira

– Obra documenta aspectos da vida de Raimunda Mendonça, “figura imponente e guerreira”, “conselheira de gerações”.

*

O ano literário maranhense começou em São Luís na primeira semana de 2024, em um sábado, 6 de janeiro. E, diferentemente de outros eventos culturais do gênero, o ano estreou com um livro e duas “novidades”: uma nova autora e uma nova personagem. Todos os exemplares da obra foram vendidos e até se formou lista de futuros adquirentes. Um sucesso!

Exatamente dez meses após o lançamento do livro, autora, amigos e leitores interessados novamente se encontram neste dia 5 de novembro, terça-feira, em torno do livro. Para uma participação especial no evento, foram convidados o editor Edmilson Sanches, o escritor e músico Joãozinho Ribeiro e o publicitário e gestor público Marco Duailibe, que, na oportunidade, falarão, segundo anúncio, sobre “a importância da escrita como registro de memórias e sobre as histórias que o livro conta”.

O livro chama-se “Tudo Azul de Bolinhas Brancas”, 245 páginas, Editora Estampa (de Imperatriz). Desta vez, o lançamento será na Feira Literária de São Luís (Felis), às 18h de 5 de novembro, em auditório climatizado da Feira, que se realiza de 1º a 10 de novembro, na Praça Maria Aragão, no centro da capital maranhense.

A autora é Nery Mendonça, que apresenta uma personagem bem conhecida dela: Dª Raimunda Mendonça, “figura imponente e guerreira” e “conselheira de gerações”, na definição do filho Fernando Mendonça, que é juiz de Direito e marido da autora. Segundo Fernando Mendonça, o livro é “bem gostoso de ler e [...] narra o passar de cinco gerações das famílias Rego e Mendonça”. Ele acrescenta: “São muitas deliciosas histórias de vidas, experiências de famílias comuns, recheadas de boas pitadas de informações sobre o ambiente da floresta amazônica no começo do século passado, a miscigenação de raças, fatos históricos da Velha São Luís”. Diz ainda Fernando Mendonça: “O livro ‘Tudo Azul de Bolinhas Brancas’ narra a saga da família dos pais de minha mãe, Bita, como era conhecida, e da sua trajetória de vida na São Luís da maior parte do século XX, traçando um mosaico de fatos e eventos históricos, sociais e políticos, em paralelo à sua quase centenária existência”.

A obra é prefaciada pelo advogado Carlos Nina, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão e do Rotary Club. Para Nina, “Dona Raimunda Mendonça de Sousa era assim. Múltipla, ao longo de sua vida. Sendo ela mesma, sempre. Determinada, mas compreensiva; tolerante, mas persistente; humilde, mas altiva; realista, mas otimista. Assim, enfrentou as adversidades que suas circunstâncias lhe impuseram quando constituiu sua própria família. Nada disso impediu que seus filhos fossem criados em ‘clima de união familiar, de respeito, bondade e solidariedade’”.

A autora selecionou diversas fotografias, que integram a obra, e colheu e documentou, no livro, depoimentos e testemunhos de amigos e parentes, o que enriquece o conjunto de referências pessoais e históricas.

Os trabalhos de revisão e supervisão editorial do livro foram confiados ao jornalista e escritor maranhense Edmilson Sanches, que também assina o texto da quarta capa. Para Sanches, “de entrada, este livro – ‘Tudo Azul de Bolinhas Brancas’ –  nos revela dois encantos: a História maiúscula de Dona Raimunda Mendonça, sua vida ricamente simples, seu exemplo simplesmente rico; e a leveza, fluidez, mansuetude textual, de estilo, de Nery Mendonça”.

Continua o editor: “Quem estiver com este livro não estará apenas com uma obra de papel e tinta, mas com um relicário de quase um século de Vida, Vida em abundância, como a vivida por Dona Raimundinha. Abundância que não é fartura, excesso, opulência, mas riqueza – riqueza, primeiro, de bom e firme caráter (sem o que, honestamente falando e agindo, não se vai adiante). Riqueza de vontade, de visão, de talentos potenciais e de energia para fazer acontecer. E mais, muito mais: riqueza de fé, a ‘embalagem’ que envolve e sustenta todos os demais valores e os torna consequentes.

Ainda segundo Edmilson Sanches: “Só mesmo tendo vivido quase um século para Dª Raimundinha ter sido a mulher de fé e luta(s) que foi, ter tido as felicidades pessoais e familiares que teve, após anos de carências e de acinzentamento, de suportação e, com a Graça de Deus, de superação”.

Segundo Edmilson Sanches, “Dona Raimundinha entra em ‘estado de Literatura’ por meio de Nery Mendonça, que é do Clã, que a conheceu bem, que com ela (con)viveu, que a ela se dedicou, que com ela se alegrou e que por ela sofreu até os instantes finais da infinita Raimundinha. Agora, Nery, pelo ‘milagre’ da obra impressa, restitui Raimundinha para a ternura e para a eternidade. Dona Raimunda, na memória dos Familiares e Amigos, é um verdadeiro diamante. E diamantes, como verdadeiramente se sabe, são para sempre...” (EDMILSON SANCHES)

Serviços

O QUÊ

Lançamento do livro “Tudo Azul de Bolinhas Brancas”  (245 páginas), de Nery Mendonça.

QUANDO

Às 18h de terça-feira, 5 de novembro de 2024.

ONDE

Auditório da Feira Literária de São Luís (Felis), na Praça Maria Aragão, Centro, São Luís (MA).

Fotos:

“Tudo Azul de Bolinhas Brancas”: O livro, a personagem e a autora.