Skip to content

LÍNGUA PORTUGUESA: dicas e exercícios 63

Neste primeiro domingo de 2021, ainda falando sobre...

Falsos sinônimos

...

100 SANÇÃO

Cuidado. Pode ser “aprovação” ou “punição”: “Esperamos a sanção do presidente” (= aprovação); “Teme-se que haja sanções contra o Iraque” (= punições).

101 SANCIONAR

Deve ser usado somente com o sentido de “aprovar, promulgar”: “O governo deve sancionar a lei até o fim desta semana”.

102 SANEAR

Para “finanças”, devemos usar “sanear, e não “sanar“: “O empréstimo visa a sanear nossas finanças”. No sentido de “curar, tornar são”, podemos usar “sanar ou “sanear.


103 SEQUESTRO

É a apreensão de bens ou pessoas, com fins políticos ou para extorquir dinheiro. Pode haver sequestro sem extorsão.

Um exemplo questionável: “Isso ocorreu logo depois do anúncio do sequestro dos cruzados novos, na época do Plano Collor”. (= Na verdade, os cruzados novos foram bloqueados.)

O sequestro de bens ocorre quando eles ficam indisponíveis. No caso de pessoas, sequestro é o fato de se tirar a sua liberdade; a exigência de dinheiro já é outro crime: extorsão. Sequestro não é sinônimo de “rapto.


104 SUPLEMENTAR

É “extra, adicional”. Não é sinônimo decomplementar. Uma “verba complementar” é a segunda parte ou a parte que faltava; uma “verba suplementar” é uma verba extra, adicional, não prevista.

105 SURTO

Atinge um número limitado de pessoas numa área restrita.

106 TODO

Significa “qualquer”: “Ele é capaz de fazer todo trabalho (= qualquer trabalho)”; Isso acontece todo dia (= qualquer dia, todos os dias).

Não devemos confundir com “todo o, que significa “inteiro”: “Ele fez todo o trabalho (= o trabalho inteiro)”; “Trabalhou todo o dia (= o dia inteiro)”; “E a previsão para este domingo é de sol em todo o Estado (= para o Estado inteiro)”; “Haverá vacinação em todo o país (= no país inteiro)”.


107 TRANSPLANTADO

É o órgão, não a pessoa: “O coração transplantado…”

Devemos evitar: “A menina transplantada passa bem”.

108 TRIMENSAL/TRIMESTRAL

Trimensalé “três vezes por mês”; “trimestral é “de três em três meses”.

Teste da semana

Que opção completa, corretamente, a frase abaixo?

Estes __________ devem entregar os __________ contra os __________”.

(a) cidadãos / abaixo-assinados / decretos-lei;

(b) cidadãos / abaixos-assinados / decretos-leis;

(c) cidadães / abaixo-assinado / decreto-leis;

(d) cidadões / abaixo-assinados / decretos-leis;

(e) cidadões / abaixos-assinados / decretos-lei.

Resposta do teste: letra (a).

O plural de CIDADÃO é CIDADÃOS. ABAIXO-ASSINADO é formado por advérbio (= abaixo) + adjetivo (= assinado). Como os advérbios são palavras invariáveis, somente o segundo elemento vai para o plural: abaixo-assinados. DECRETO-LEI é um substantivo composto que apresenta duas formas corretas para o plural. Como são dois substantivos variáveis, podemos dizer DECRETOS-LEIS; e como o segundo substantivo especifica o primeiro, é correto, também, somente o primeiro elemento ir para o plural: DECRETOS-LEI.