Skip to content

Regional Tira-Teima realiza “show” em comemoração aos 45 anos e lança CD

O “Regional Tira-Teima” lança seu primeiro CD no “show” Gente do Choro, no próximo dia 19 de junho, às 20h30, no Teatro Arthur Azevedo. Paulo Trabulsi (cavaquinho solo), Serra de Almeida (flauta), Sadi Ericeira (cavaquinho centro), Zé Carlos (pandeiro), Henrique Brasil (percussão) e, nos violões 7 cordas, Francisco Solano e Luiz Júnior vão subir ao palco para comemorar os 45 anos de trajetória do grupo. Entre os convidados, estão o violonista e compositor João Pedro Borges, o bandolinista Wendell Salles, o cavaquinista Zeca do Ca vaco, o sambista Carlinhos da Cuíca e as cantoras Fátima Passarinho e Lena Machado.

A trajetória do choro no Maranhão confunde-se com a própria história do “Regional Tira-Teima”. Desde a sua primeira formação em 1973, que durou cerca de sete anos, até a formação atual, que caminha para os 30 anos em 2019, são mais de quatro décadas de encontros musicais e, embora o movimento do choro tenha tido muitos personagens e grupos, é o “Tira-Teima” que vem mantendo vivo no Estado e, especialmente na capital São Luís, o gênero musical em vias de se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O “Tira-Teima” é o primeiro grupo de choro organizado do Maranhão. Na época em que o grupo surgiu, os chorões se reuniam de forma avulsa nos bares da cidade, especialmente pelas bandas do Monte Castelo, mas sem ter a unidade de um grupo de choro. Músicos de vários cantos se reuniam nos fins de semana, entre eles, Zé Hemetério, Luiz Sampaio, Gordo Elinaldo, Zé Carlos, Zeca do Cavaco, Francisco Solano e o próprio Paulo Trabulsi. Mas foi a partir do “Tira-Teima” que os chorões começaram a se organizar em grupos e, inclusive, profissionalizaram esse gênero musical, saindo dos bares para os palcos.

O “show” Gente do Choro vai assinado com a direção e produção musical do maestro Luiz Júnior, produção executiva da jornalista Edvânia Kátia e coordenação geral do músico e instrumentista Paulo Trabulsi. Já o CD tem arranjos do próprio “Regional Tira-Teima”, de Gordo Elinaldo, João Pedro Borges e Ubiratan Sousa. Todo o projeto gráfico foi concebido pelo artista plástico Milton Lozano, que foi buscar inspiração na bela obra “Arrastão”, assinada pelo artista plástico Cordeiro do Maranhão, que dá vida à Praça dos Pescadores na Avenida Litorânea. Enquanto Cordeiro do Maranhão retratou aqueles que vão para o mar em busca do alimento para o corpo, Lozano mostrou que os chorões também são pescadores de uma música que alimenta a alma.

Ao longo de toda a sua trajetória o “Regional Tira-Teima” firmou-se como o grupo de choro mais antigo em atividade em São Luís. Já participou de inúmeras atividades, entre elas, I Festival Internacional de Música de São Luís (2002), Clube do Choro Recebe (2007-2010), RicoChoro ComVida (2015/2017). No ano passado, arrebatou o segundo lugar no Festival Talentos Fenae, realizado em Curitiba, com o choro Expressivo. Também foi o primeiro grupo musical do Maranhão a ser homenageado com a Medalha de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa do Maranhão.

FICHA TÉCNICA
Lista das músicas:
Companheiro (Francisco Solano e Paulo Trabulsi)
Gente do Choro (Paulo Trabulsi)
Dom Chiquin (Serra de Almeida)
Apelo (Autor desconhecido)
Meiguice (Paulo Trabulsi)
Pra Ser Feliz (Léo Capiba)
Aguenta Seu Florêncio (Wendell Salles)
Teimosinho (Luiz Júnior)
Zona do Agrião (Léo Capiba)
Embolada (Serra de Almeida)
Anjo Meu (Wendell Salles)
Choro Nobre (Serra de Almeida)
Simples como Serra (João Pedro Borges)

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Clube do Choro do Maranhão)