Skip to content

EDITH VALOIS: uma árvore com bons frutos

Professora Edith Valois

EDITH VALOIS nasceu em 24 de novembro de 1910, na cidade de São Luís (MA), filha de Raimundo João Vallois e Esther Rosa Serrão Vallois. Iniciou sua trajetória docente como professora primária no município de Cajapió (MA) lecionando no curso primário. Ela teve uma vida dedicada à educação e, com isso, colheu os frutos do reconhecimento de muitos que aprenderam com ela não só os valores culturais, mas a virtudes e os valores levados para a vida.

Na família, não teve filhos biológicos, mas participou ativamente como educadora na vida de várias pessoas – orientando, instruindo, exercendo uma missão por vezes maior do que a de um pai ou mãe. Sua grande obra, com certeza a que a notabilizou, foi, quando, com suas irmãs – Maria do Rosário, Luiza Nazareth Valois e Ester Valois , fundou a Escola Santa Teresinha, adotando o carisma de Santa de Lisieux.

Edith Valois e suas irmãs fizeram de suas vidas um testemunho de amor, doação e dedicação ao trabalho educativo de milhares de crianças, muitas das quais se destacaram na sociedade como Manoel Rubim, Cursino Moreira, Diortina Ramos, Afonso Celso Valois, dentre outros.

Tia Edith com parentes e amigos

A Escola Santa Teresinha contribuiu com a sociedade ludovicense por mais de 7 décadas na formação de pessoas conscientes, buscando proporcionar às famílias solidez e melhor condição de vida em um bairro desprestigiado e desacreditado. Contudo, isso não a intimidou. Enfrentou dificuldades e, por meio da educação, assumiu a missão de educar e evangelizar crianças e jovens dos bairro do Monte Castelo, Liberdade e adjacências.

Assim, Tia Edith, como era conhecida, com certeza está marcada em cada um de nós, seja como educadora – e por educadora frisa-se o conceito o qual vai além do simples ato de ensinar, professora, aquela que alfabetizou inúmeras pessoas e famílias residentes aqui em São Luís.

Homenageada pelo governo do Estado – medalha do Mérito Timbiras

Professora Edith manteve com as famílias de seus alunos uma verdadeira ligação de amizade e respeito refletindo uma de suas características mais notáveis: a afabilidade.

A professora Edith foi uma verdadeira semeadora de virtudes morais, éticos e espirituais em seus alunos.

Dessa forma, é justo homenagear a sua memória, não apenas pela sua longevidade, mas pelos 200 ou 300 anos os quais a teremos em nossa história e memórias.

Momento religioso: crisma de sobrinhos-netos

Esta é, portanto, a verdadeira virtude de quem fez a educação um sacerdócio. Resta-nos apenas agradecer a Deus de tê-la em nosso convívio, e nós que tivemos o privilégio de receber seus ensinamentos que foram de grande valia.

Sendo assim, resta apenas a certeza de que tudo que Edith Valois semeou ainda germinará por muitas gerações.

Com carinho de todos nós que a amamos como irmã, cunhada, tia, professora e por que não dizer avó.

* Texto de Rubens Valois Ferreira dos Santos Júnior (sobrinho-neto da professora Edith Valois), advogado e investigador da Polícia Civil do Estado do Pará.