O meio ambiente é tema de uma exposição que teve início na tarde de hoje (31), no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE), em São Paulo. Chamada de “Ambiental: arte e movimentos”, a mostra apresenta desenhos, pinturas, fotografias, instalações e vídeos que tratam sobre ecologia.
A mostra tem curadoria de Cauê Alves, curador-chefe do MuBE, e Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica. Ela foi feita com participação de diversas ONGs, tais como a a Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Tamar, Greenpeace, Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil e Save Brasil, que vão também expor seus trabalhos na tradicional feira do MuBE, que ocorre todos os domingos. A exposição reúne trabalhos de 22 artistas.
‘‘A exposição é uma parceria entre o MuBE e a SOS Mata Atlântica e reúne vários movimentos ambientais e ONGs com lutas históricas por causas ambientais, com trabalhos de artistas que também dialogam direta ou indiretamente com questões ambientais“, disse, hoje, Cauê Alves, em entrevista à Agência Brasil.
“Na área externa, temos o encontro de ONGs, com barracas onde eles mostram suas ações e vendem seus produtos. Na área externa, há infláveis que trazem campanhas históricas dos movimentos [como a campanha pela limpeza do Rio Tietê e as réplicas de tartarugas do Projeto Tamar]. E, ao mesmo tempo, [no interior do museu] temos vídeos institucionais que trazem vídeos das queimadas recentes na Amazônia e trabalhos de artistas históricos e contemporâneos“, falou Alves.
“A ideia da exposição é abarcar tanto fotografia, pintura, escultura, arte ambiental e toda manifestação artística que inclua o espectador nessa discussão entre arte e meio ambiente“, disse ele, acrescentando que, além dos trabalhos expostos, o museu também vai sediar palestras e seminários sobre questões ambientais.
O objetivo da exposição, que foi concebida há mais de um ano, é reafirmar a vocação do museu na defesa do meio ambiente. “O MuBE abriu as portas resgatando a agenda ambiental. A SOS Mata Atlântica foi convidada para promover essa exposição e essa mostra em conjunto. Convidamos as ONGs parceiras. Os artistas têm todo um trabalho relacionado ao trabalho ambiental, à questão ecológica, seja de lixo, seja uma agenda marinha, seja as árvores representadas nas esculturas“, disse Marcia Hirota.
“Estamos fazendo uma relação da arte e da cultura com o meio ambiente. Para nós, quanto mais ações integradas, quanto mais conexão a gente fizer com arte, educação e ciência, melhor“, disse ela. “É uma forma de sensibilizar as pessoas para a causa ambiental“, acrescentou.
Museu
O museu nasceu em 1986, após a concessão de terreno na Avenida Europa para a Prefeitura de São Paulo. “O MuBE nasceu de uma mobilização da sociedade civil em prol de áreas verdes na cidade. Aqui, era um bosque de uma residência. E todas as árvores foram derrubadas e anunciaram aqui a construção de um ‘shopping center’. De algum modo, a sociedade se reuniu para impedir esse ‘shopping center’ e conseguiram com que a prefeitura desapropriasse o terreno para construir um centro de escultura e ecologia“, falou o curador do museu.
A exposição é gratuita e fica em cartaz até o dia 3 de novembro.
(Fonte: Agência Brasil)
A reconstrução do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, zona norte da cidade, entrou hoje (31), em uma nova fase. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinou na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e na Fundação Vale, um protocolo de intenções para estabelecer um novo modelo de governança para o projeto Museu Nacional Vive, de reconstrução do espaço cultural, que, antes do incêndio no dia 2 de setembro de 2018, era um dos maiores museus de história natural e antropologia das Américas.
A primeira edição dos Jogos de Verão Ludovicenses vai voltar a movimentar o Círculo Militar neste fim de semana. No sábado (31/8) e no domingo (1º/9), o evento traz à capital maranhense muito lazer, esporte e música de forma completamente gratuita. Produzido pela OCTOP Entretenimento, os Jogos de Verão Ludovicenses têm os patrocínios da Glacial e do governo do Estado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e as atividades são destinadas a todo tipo de público: de crianças a pessoas da melhor idade, sempre a partir das 9h.
No domingo, ocorrerão as finais de todas as modalidades e, posteriormente, haverá a solenidade de premiação de todos os campeões desta edição dos Jogos de Verão Ludovicenses. A entrega das medalhas está marcada para começar às 16h30. A programação completa está disponível nas redes sociais do evento (@jogosdeveraoslz).
Samba da melhor qualidade para comemorar os 407 anos de São Luís. É dessa forma que, em setembro, a capital maranhense se transformará na “capital do samba”, graças à realização do Projeto Samba Que Roda, uma grande festa aberta ao público que entrará para a história da cidade. Com os patrocínios da Glacial e do governo do Estado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Samba Que Roda é uma realização do Grupo Oito e da OCTOP Entretenimento. Em 2019, o evento ocorrerá no dia 7 de setembro, a partir das 19h, no Ceprama, sob o comando de três grandes sambistas locais: Serrinha do Maranhão, Nivaldo Santos e Boscotô.
O Campeonato Maranhense Sub-13 de Futebol 7, competição promovida pela Federação Maranhense de Futebol 7 (FMF7), chega ao seu fim de semana decisivo. No domingo (1º/9), o campeão desta edição do torneio será conhecido. A final está marcada para as 16h, no campo da A&D Eventos, no Turu.
Os vencedores dessa fase de mata-matas avançam às quartas de final, que ocorrerá no sábado à tarde. No domingo pela manhã, estão previstos os jogos semifinais e, a grande final, ocorrerá às 16h.
Neste sábado (31), a garotada do Projeto Educação e Esporte – Escolinha de Futebol participa de mais um torneio esportivo. O evento marcará o encerramento desta etapa do projeto que, com os patrocínios do governo do Estado, do El Camiño Supermercados e das Drogarias Globo, tem sido uma oportunidade de aliar a prática esportiva para meninos de 8 a 12 anos ao aprendizado pedagógico no Bairro da Vila Conceição, em São Luís. A competição será realizada na Associação dos Médicos, no Altos do Calhau, a partir das 8h.
“Problemas sociais, não só os de origem financeira, podem ser menores para aqueles que praticam uma atividade física regularmente. Levando em conta esse aspecto, o esporte é um grande aliado para a formação de cidadãos capazes de interagir com a sociedade. Acreditamos que este torneio chega em uma boa hora para essa garotada, que tem se dedicado nos treinos e na escola”, explicou o coordenador do projeto, Kléber Muniz.
Termina, nesta sexta-feira (30), o prazo para recursos de quem participou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova foi aplicada no último domingo (25), com 1,1 milhão de participantes dentro de um universo de 3 milhões de inscritos.
O número de vagas de estágio e aprendizagem cresceu 6,1% nos sete primeiros meses de 2019 em relação a igual período do ano anterior. Os dados, divulgados hoje (29), são do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), entidade filantrópica sem fins lucrativos.