Skip to content

LÍNGUA PORTUGUESA: dicas e exercícios 143

Neste último domingo de julho/22, continuamos com as...

Dúvidas dos leitores

1ª dúvida:

Está fazendo zero graus ou grau?

A resposta é:

Está fazendo zero grau.

“Zero” é singular. Da mesma forma que dizemos “zero hora”, devemos falar “zero grau”. Vamos observar as comparações: “uma hora” = “um grau” = “um real”; “duas horas” = “dois graus” = “dois reais”.

Se “zero” é singular, é bom tomar alguns cuidados. Um programa que vai das 22h às 24h (das vinte e duas horas às vinte e quatro horas) pode ir das 22h à 0h (das vinte e duas horas à zero hora).

2ª dúvida:

É proibido ou proibida a entrada de estranhos?

A resposta é:

É proibida a entrada de estranhos.

O adjetivo, na função predicativa, deve concordar com o substantivo se estiver determinado: “É proibida a entrada de estranhos”; “A cerveja é boa”; “Não foi permitida a nossa saída”.

Se o substantivo não estiver determinado, o adjetivo não concorda, isto é, fica no masculino singular: “É proibido entrada de estranhos”; “Cerveja é bom”; “Não é permitido saída a qualquer hora”.

Observe a diferença: “Aqui nesta sala, muita gente não é bom” e “Aqui nesta sala, muita gente não é boa”. No primeiro caso, o sentido genérico: estamos nos referindo ao excesso de pessoas na sala. No segundo exemplo, estamos afirmando que há muitas pessoas na sala que não são boas.

3ª dúvida:

Anexo ou anexas seguem as notas fiscais?

A resposta é:

Anexas seguem as notas fiscais.

“Anexo” e “anexado” são formas adjetivas; devem, por isso, concordar: “O documento segue anexo”; “Os documentos seguem anexos”; “Os documentos foram anexados”; “Anexa vai a nota fiscal”; “Anexas vão as notas fiscais”…

Em vez de “anexo”, podemos usar a forma “em anexo”. O significado é o mesmo; a diferença é que “em anexo” é uma forma invariável. Assim sendo, não concorda: “Em anexo, seguem as notas fiscais”.

4ª dúvida:

Incluso ou inclusas seguem as notas fiscais?

A resposta é:

Inclusas seguem as notas fiscais.

“Incluso” é uma forma adjetiva. Deve, obrigatoriamente, concordar com o substantivo a que se refere: “A planilha está inclusa”; “Inclusos seguem os comprovantes”.

Não devemos confundir “incluso” com “incluído”. “Incluso” é adjetivo, e “incluído” é a forma do particípio. Usamos “incluído” na formação da voz passiva e dos tempos compostos: “O atacante foi incluído na lista dos convocados”; “O diretor tinha incluído a sua sugestão na nossa lista de prioridades”.

5ª dúvida:

Elas moravam muito próximas ou próximo de nós?

A resposta é:

Elas moravam muito próximo de nós.

A locução “próximo de”, quando significa “perto de”, é invariável: “Elas moravam muito próximo de nós” (= perto de nós); “Ela se sentou próximo do pai” (= perto do pai); “Próximo da ponte, havia duas casas” (= perto da ponte).

Observe que os verbos não são de ligação: “morar”, “sentar-se”, “haver”.

A palavra “próximo” só concorda quando é adjetivo: “Eram pessoas muito próximas”; “Os primos ficaram mais próximos de nós”; “A casa era próxima da outra”.

Observe que, agora, os verbos são de ligação: “ficar”, “ser”.

“Ele morava próximo da ponte ou próximo à ponte”? Tanto faz. No sentido de “perto de”, podemos usar as locuções “próximo de” ou “próximo a”. As duas formas estão corretas.

6ª dúvida:

Os guardas vigiavam alertas ou alerta o portão principal?

A resposta é:

Os guardas vigiavam alerta o portão principal.

O correto é “vigiavam alerta”, porque se trata de um advérbio, é o modo como os guardas vigiavam o portão principal. É importante lembrar que os advérbios são palavras invariáveis.

A palavra “alerta” se flexiona, ou seja, vai para o plural, quando exerce uma função adjetiva (= sinônimo de “atento”): “Eram guardas alertas” (= atentos).

O substantivo “alerta”, sinônimo de “aviso”, também se flexiona: “Os sentinelas deram vários alertas”.

7ª dúvida:

Na sua última coleção de inverno, predominavam os tons pastéis ou pastel?

A resposta é:

Na sua última coleção de inverno, predominavam os tons pastel.

Embora a flexão seja aceita por alguns autores, devemos respeitar a tradicional regra que manda todo substantivo, na função de um adjetivo, ficar na forma neutra, ou seja, sem flexão de gênero e de número: “casacos vinho”; “sapatos areia”; “blusas gelo”; “manifestações monstro”…

Assim sendo, o correto é “camisas rosa”. O curioso é que esta regra também vale para os adjetivos compostos em que o segundo elemento é um substantivo: “camisas azul-piscina”; “calças verde-garrafa”; “blusas azul-céu”; “uniformes verde-oliva”…

8ª dúvida:

As polícias ou a polícia Civil e Militar foram chamadas?

A resposta é:

As polícias Civil e Militar foram chamadas.

Quando um substantivo é seguido de dois ou mais adjetivos, temos duas opções: ou pomos o substantivo no plural ou deixamos o substantivo no singular e repetimos o artigo. Assim sendo, é correto dizer “as polícias Civil e Militar” ou “a Polícia Civil e a Militar”.

Podemos dizer que foram hasteadas “as bandeiras brasileira, argentina e uruguaia” ou “a bandeira brasileira, a argentina e a uruguaia”.

Podemos aplicar regra semelhante com os numerais: “primeiro e segundo graus” ou “no primeiro e no segundo grau”; “quinto e sexto andares” ou “no quinto e no sexto andar”; “sétima e oitava séries” ou “a sétima e a oitava série”.