A Olimpíada de Tóquio, no Japão, chega ao fim esta semana. Mas as homenagens aos atletas que fizeram história nessa edição olímpica não param. Uma delas é a exposição on-line Nossos Heróis Olímpicos, que apresenta os atletas brasileiros retratados por diversos cartunistas.
Nesses traços, estão representados atletas como a ginasta Rebeca Andrade, medalhista de ouro e de prata em Tóquio; a skatista Rayssa Leal, de apenas 13 anos, que conquistou a prata; e o surfista Ítalo Ferreira, medalhista de ouro. Há, também, homenagens a outros medalhistas de esportes como o judô e a natação.
As caricaturas e as charges foram feitas por desenhistas como Dálcio Machado, Cau Gomes, Mauricio de Sousa, Nei Lima, Glen Batoca, Bruno Honda, Rodrigo Brum, Synnove Hilkner e Thiago Lucas, dentre outros.
A ideia da exposição é ser uma celebração: uma grande festa do humor gráfico nesses tempos tristes da pandemia. Novos cartuns serão acrescentados ao site conforme os atletas se destaquem nos jogos.
A exposição on-line foi organizada pelo cartunista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, José Alberto Lovetro, mais conhecido como JAL. “O humor gráfico sempre foi uma festa, e nossos artistas são os melhores do mundo. Merecem medalha de ouro sempre. Estamos batendo o recorde mundial de sorrisos”, disse ele.
(Fonte: Agência Brasil)