A Academia Ludovicense de Letras (ALL) lança, no mês de abril, o seu primeiro concurso literário, voltado para premiar produções nas modalidades Contos e Poesias. Para coordenar o evento literário, a presidente da entidade, Jucey Santana, nomeou uma comissão (foto) formada pelos acadêmicos Alexandre Lago, José Neres, Ceres Fernandes e Antônio Ailton, além do escritor Aldonay Moreira, na condição de convidado especial.
O objetivo da ALL com esse prêmio é estimular a produção literária na população maranhense, em especial no público jovem, e, assim, manter viva uma das maiores tradições da capital maranhense, que é a riqueza de produções no campo da literatura.
A diretoria da entidade entende, ainda, que, na condição de instituição cultural, é missão de uma academia de letras promover esse tipo de concurso. Daí porque está retomando algo que deixou de ser promovido desde 1969.
De acordo com o acadêmico Alexandre Lago, um dos coordenadores do concurso literário, haverá premiação em dinheiro para as duas melhores produções em cada segmento, cabendo à terceira uma menção honrosa. Para ele, mais importante do que a remuneração, é a descoberta de talentos. Por isso, Lago acredita que o interesse maior dos participantes será não financeiro, mas ter seu trabalho reconhecido por um júri altamente qualificado.
Após o lançamento do concurso, será anunciada a comissão que irá julgar os trabalhos selecionados em no dia 17 de outubro, serão anunciados os vencedores. A expectativa é que haja um grande número de participantes.
(Fonte: Revista Maranhão Hoje)