Lançada há seis meses, a primeira edição do Projeto Vida Ativa: integração e bem-estar, iniciativa patrocinada pelo El Camiño Supermercados e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, é um enorme sucesso. Com aulas gratuitas às quintas-feiras, a partir das 18h, na Praça Mestre Antônio Vieira, no Bairro do Monte Castelo, em São Luís, o Vida Ativa proporciona lazer com atividades teóricas e práticas, beneficiando jovens, adultos e idosos.
Em suas atividades semanais, o Projeto Vida Ativa promove aulões de dança, ginástica localizada e alongamento, que sempre contam com o suporte de profissionais de educação física e todo o material necessário para a prática desses exercícios. A iniciativa beneficia participantes das mais variadas idades, mas é ainda mais importante para os idosos, já que promove a sensação de bem-estar, melhora o sistema imunológico e fortalece o corpo, fazendo com que o idoso caminhe melhor e previna doenças, como depressão, diabetes e osteoporose.
Zíngara Pereira, professora do Projeto Vida Ativa, lembra a importância da prática de atividade física, principalmente para as pessoas na melhor idade e ressalta os benefícios da dança, não só para o corpo, mas também para a mente. Para Zíngara, o projeto ajuda a reforçar os laços comunitários e a promover saúde.
“A iniciativa do Projeto Vida Ativa é espetacular porque leva saúde e bem-estar gratuitamente para a comunidade, além da oportunidade de praticar atividade física em um ambiente maravilhoso, que é uma forma de valorizar também o nosso espaço público. Depois de todo esse contexto de pandemia de covid-19, ficou muito mais claro para as pessoas o quanto é importante praticar atividade física, e a dança é um tipo de atividade que desenvolve inúmeros benefícios para o praticante. A dança envolve a questão aeróbica, trabalha muito a flexibilidade, a coordenação motora, o raciocínio e a agilidade, tirando as pessoas do sedentarismo”, explica.
A professora ainda destaca a expectativa das pessoas em participar das atividades do Projeto Vida Ativa. “Levar saúde e bem-estar para a comunidade é muito importante, e o Projeto Vida Ativa é um sucesso. As participantes ficam ansiosas e cheias de expectativa para as aulas, já que não envolve só a questão física, mas envolve também o emocional. Com a dança, a gente leva saúde e alegria, fazendo com que as pessoas esqueçam um pouco dos problemas e sejam mais felizes”, acrescenta Zíngara.
Kléber Muniz, coordenador do Projeto Vida Ativa, celebrou os seis meses da iniciativa e falou sobre os objetivos alcançados durante esse período. “É uma grande alegria ver a diferença do Vida Ativa na vida dos participantes, que se animaram com o projeto desde o início. Estão saindo do sedentarismo e reforçando o quanto é importante a atividade física para toda a sociedade. Estamos muito felizes por levar esse momento de saúde e alegria para toda a comunidade. Agradecemos ao El Camiño Supermercados e ao governo do Estado por todo o apoio nessa iniciativa”, afirmou.
Todas as informações sobre esta edição do Projeto Vida Ativa: integração e bem-estar estão disponíveis nas redes sociais oficiais do projeto (@projetovidaativaslz) no Instagram e no Facebook.
(Fonte: Assessoria de imprensa)