No mês de setembro em que se celebra o centenário do Rádio no país, o Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil amplia o período de inscrições até o próximo dia 12. Os artistas agora têm nova chance e mais tempo para efetuar o cadastro gratuito no formulário disponível na página do festival.
Para festejar a data histórica, comemorada em 7 de setembro, a Rádio MEC e a Rádio Nacional se unem em uma iniciativa inédita. É a primeira vez que as emissoras públicas sob gestão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) organizam um evento musical único.
A proposta é reconhecer os premiados em cinco categorias: música clássica, instrumental, infantil, popular e regional do Alto Solimões, restrita aos autores da região de Tabatinga (AM) e da Tríplice Fronteira.
Os vencedores serão conhecidos a partir da análise da Comissão Julgadora com critérios de seleção específicos e de voto popular. O formato da competição leva em conta a expertise adquirida nos festivais anteriores já desenvolvidos pelas rádios.
A disputa busca descobrir novos talentos artísticos e lançar composições inéditas. As obras musicais escolhidas durante o concurso entram na programação dos veículos de comunicação pública. A divulgação dos ganhadores do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil está prevista para dezembro.
Critérios de seleção e o voto popular
Após a fase de cadastro, os artistas ficam na expectativa para a divulgação das músicas selecionadas. A análise vai considerar critérios como a qualidade artística da obra (música, letra, partitura e interpretação), a originalidade e a qualidade da gravação. A Comissão Julgadora será formada por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical e profissionais da EBC.
A primeira etapa classifica até 100 produções musicais que ganham janela na Rádio MEC e na Rádio Nacional de acordo com o perfil da emissora a partir de 25 de setembro. O público pode acompanhar a transmissão e participar da escolha das semifinalistas pelo voto popular na internet até 10 de outubro.
O anúncio das obras que seguem na disputa ocorre em 11 de outubro. As composições seguem no ar pelas emissoras com votação pelos ouvintes e internautas até 4 de novembro para determinar uma das concorrentes de cada categoria que avança até a final.
A divulgação das 15 músicas finalistas – três por categoria, sendo cinco definidas pelo público e dez escolhidas pela Comissão Julgadora – ocorre no dia 5 de novembro. As obras permanecem na programação das emissoras até o dia 6 de dezembro, quando as ganhadoras serão conhecidas.
Reconhecimento e premiação
As músicas habilitadas para a final concorrem aos prêmios em um show na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. O evento marca a decisão do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil. Os artistas vencedores têm o talento reconhecido com a entrega dos troféus em cada categoria.
Os laureados recebem os seguintes títulos: Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Clássica, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Instrumental, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Infantil, Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular e Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.
Os autores das obras concorrentes inscritas no festival autorizam a execução na grade da Rádio MEC e da Rádio Nacional, além de permitir a veiculação nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios, bem como nos demais veículos da EBC, como a TV Brasil, e suas plataformas digitais.
Cronograma do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil
1º/8 – Abertura das inscrições (a partir de 18h)
1º/8 a 12/9 – Período de inscrição
25/9 – Divulgação das músicas classificadas
25/9 a 10/10 – Período de veiculação das músicas classificadas
25/9 a 10/10 – Votação popular para definir semifinalistas nas emissoras
11/10 – Divulgação das músicas semifinalistas
11/10 a 4/11 – Período de veiculação das músicas semifinalistas
11/10 a 4/11 – Votação popular para definir uma música finalista por categoria
5/11 – Divulgação das músicas finalistas
5/11 a 6/12 – Período de veiculação das músicas finalistas
6/12 – Divulgação dos vencedores
Serviço
Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil
Inscrições gratuitas abertas até 31/8https://festival.ebc.com.br
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radiomec.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica – Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br/radionacional
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr
WhatsApp – (61) 99674-1536
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazonas: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS
(Fonte: Agência Brasil)