Chegou a hora da primeira decisão. O Festival de Música 100 Anos de Rádio no Brasil, promovido pela Empresa Brasil de Comunicação, anuncia, neste domingo (25), às 12h, os primeiros classificados para as fases finais do evento. A seleção foi feita pela comissão julgadora do evento.
Os sons e as expectativas na programação
Neste domingo, também começa o período de divulgação dos materiais nas rádios EBC. As músicas passam, agora, a ser veiculadas durante toda a programação das emissoras até o dia 10 de outubro. Isso vai permitir que ocorra a votação popular dentro desse período.
Para o gerente da Rádio MEC e coordenador do festival, Thiago Regotto, a divulgação dos trabalhos em programação das emissoras de rádio garante aos participantes uma oportunidade diferenciada.
“O músico ganha uma exposição que já possibilita a projeção das carreiras desses artistas”, afirma o coordenador do festival.
Inclusive, Regotto testemunha que a tradição dos festivais da EBC tem garantido, ao longo do tempo, belos caminhos aos artistas que se classificam para as etapas decisivas.
Os trabalhos estão divididos em cinco categorias: Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Clássica; Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Instrumental; Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Infantil; Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular; e Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.
A seleção das músicas levou em conta a qualidade artística da obra (música, letra, partitura e interpretação), a originalidade e a qualidade da gravação.
Agora, nessa terceira etapa, o público pode acompanhar a transmissão e participar da escolha das semifinalistas pelo voto popular na internet até 10 de outubro.
O anúncio das obras que seguem na disputa ocorre em 11 de outubro. A divulgação das 15 músicas finalistas – três por categoria, sendo cinco definidas pelo público e dez escolhidas pela Comissão Julgadora – será realizada no dia 5 de novembro. As músicas permanecem na programação das emissoras até o dia 6 de dezembro, quando as ganhadoras serão conhecidas.
No palco
As músicas que chegarem à final concorrem aos prêmios em um show na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. O evento anunciará a decisão do Festival de Música 100 Anos de Rádio no Brasil. Os artistas vencedores receberão os troféus em cada categoria.
Os autores das obras concorrentes vão poder contar com a veiculação nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios, bem como nos demais veículos da EBC, como a TV Brasil, e suas plataformas digitais.
Cronograma a partir de agora do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil
25/9 a 10/10 – Período de veiculação das músicas classificadas
25/9 a 10/10 – Votação popular para definir semifinalistas nas emissoras
11/10 – Divulgação das músicas semifinalistas
11/10 a 04/11 – Período de veiculação das músicas semifinalistas
11/10 a 4/11 – Votação popular para definir uma música finalista por categoria
5/11 – Divulgação das músicas finalistas
5/11 a 6/12 – Período de veiculação das músicas finalistas
6/12 – Divulgação dos vencedores
(Fonte: Agência Brasil)