Skip to content

Judô: Costa Rodrigues recebe Circuito Maranhense neste sábado (23)

Tudo pronto para a realização da terceira etapa do Circuito Maranhense de Judô, competição promovida pela Federação Maranhense de Judô (FMJ) que reunirá alguns dos principais atletas do Estado. O evento vai ocorrer neste sábado (23), a partir das 12h, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. 

Nesta etapa do Circuito, haverá disputas nas seguintes classes: Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Sênior e Veteranos. Vale lembrar que o Fórum Jaracaty e a Academia Monte Branco foram os destaques nas etapas anteriores do Circuito Maranhense de Judô. Na primeira etapa, o Fórum Jaracaty ficou com o título de campeão geral. Já na etapa seguinte, o título ficou com a Academia Monte Branco. 

“Vem aí mais uma etapa do Circuito Maranhense, que é uma competição já consolidada e que atrai judocas de diversas regiões do Estado. Nossa expectativa é a melhor possível uma vez que o nível dos nossos judocas está cada vez mais elevado. A FMJ segue o trabalho de fomentar o judô no Maranhão e são por competições como essa que conseguimos encontrar novos talentos do esporte e, consequentemente, lapidá-los”, afirmou Rodolfo Leite, presidente da FMJ.  

Também neste sábado (23), a FMJ vai promover a segunda edição do Festival de Judô 2023, evento voltado para crianças de 4 a 10 anos. O Festival de Judô, que terá início às 8h, no Ginásio Costa Rodrigues, é uma oportunidade de propiciar uma confraternização com os pais e responsáveis dos jovens atletas e integra o projeto da federação de incentivar cada vez mais a prática do judô desde cedo. 

Judô em alta

O trabalho desenvolvido pela Federação Maranhense de Judô (FMJ) em promover eventos como o Circuito Maranhense e o festival para crianças tem sido determinante para que o judô maranhense esteja cada vez mais forte. Para se ter uma ideia, somente em 2023, os judocas do Maranhão foram destaques no Brasil e no mundo nas mais diversas competições. 

Além dos eventos promovidos, a FMJ também se dedicou a preparar os atletas para as competições nacionais ao realizar vários treinamentos ao longo do ano. Como consequência, judocas mais bem preparados, resultados expressivos: o Time Maranhão de Judô foi campeão geral masculino do Campeonato Brasileiro da Região I, conquistou medalhas no Brasileiro (Sub-18 e Sub-21), na Copa Pan-Americana (Sub-18, Sub-21 e Sênior), no Sul-Americano de Veteranos, por exemplo. Além disso, judocas do Maranhão também disputaram o Mundial Universitário, o Mundial Sub-18 e o Pan-Americano Cadete.   

“O trabalho da FMJ aliado à dedicação e esforço dos nossos judocas resultaram em inúmeras conquistas ao longo do ano. Nós, como federação, ficamos felizes por tudo o que conseguimos juntos, apesar de reconhecermos a necessidade de mais apoio e patrocínio ao judô maranhense. Se conseguimos tanta coisa boa para a nossa modalidade, imagina se tivéssemos mais incentivo? O judô no Estado tem evoluído nos últimos anos, mas ainda temos muito a crescer. É importante que existam políticas públicas que beneficiem o esporte para que consigamos revelar mais atletas e dar condições a eles de melhorarem cada vez mais”, afirmou Rodolfo Leite, presidente da FMJ. 

Por falar no trabalho desenvolvido pela FMJ, a entidade foi premiada por fomentar e contribuir com o desenvolvimento do judô no âmbito educacional no ano de 2022. A premiação, promovida e entregue pela Federação Maranhense do Desporto Escolar (Femade) e pela Federação Acadêmica Maranhense de Esporte (Fame), reconheceu os esforços da FMJ em fomentar a prática da modalidade nas escolas e em promover festivais e eventos esportivos ao longo da temporada passada. 

(Fonte: Assessoria de imprensa)