Skip to content

Maranhão International Cup de Beach-Soccer é lançado oficialmente em São Luís

A primeira edição do Maranhão International Cup, competição de beach-soccer que reunirá as seleções principais do Brasil, Emirados Árabes, Estados Unidos e Marrocos, foi lançada oficialmente na tarde desse domingo (17), em solenidade no Rio Poty Hotel, em São Luís. O Maranhão Cup ocorre entre os dias 12 e 14 de janeiro de 2024, com todas as partidas sendo realizadas na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, na capital maranhense.

O Maranhão Cup, que conta com os apoios do Ministério do Esporte, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Confederação de Beach-Soccer do Brasil (CBSB), da Federação Maranhense de Beach-Soccer (FMBS) e do governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), é um torneio internacional e preparatório para a Copa do Mundo de Beach-Soccer da Fifa 2024. Confirmadas no Maranhão Cup, as seleções do Brasil, dos Estados Unidos e dos Emirados Árabes vão disputar a próxima edição do Mundial, que será realizada entre os dias 15 e 25 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes.

O lançamento da primeira edição da Maranhão Cup contou com a presença do gerente de beach-soccer da CBF e presidente da FMBS, Eurico Pacífico, do empresário Fernando Sarney, da secretária nacional de Esporte de Alto Desempenho, Iziane Castro, e do secretário de Esporte e Lazer do Maranhão, Naldir Lopes, além de grandes nomes do beach-soccer maranhense, como Datinha, Adriele Rocha e o treinador Chicão Castelo Branco, atualmente na seleção do Peru.

“O atleta de Seleção é uma vitrine. Quando você traz competições desse nível e aproxima essa Seleção do grande público, você incentiva meninos a serem um Datinha da vida. Acho que é essa a grande função da Seleção, com os ídolos se aproximando de seus fãs e incentivando a prática das crianças ao esporte, ainda mais com o Datinha defendendo a Seleção Brasileira no Maranhão pela primeira vez”, afirma Iziane Castro.

“É muito importante o Maranhão sediar uma competição internacional. Quero agradecer ao governo federal, na pessoa do ministro André Fufuca, ao governo do Estado, ao governador Carlos Brandão e ao secretário Naldir Lopes. A gente fica satisfeito, porque o Brasil está em um momento fundamental, visando a preparação para a disputa da Copa do Mundo, e ter uma competição dessas no Maranhão engrandece muito a modalidade”, destacou Eurico Pacífico.

Fórmula de disputa

Durante o lançamento do Maranhão Cup, foi divulgada a tabela oficial e a fórmula de disputa da competição. As quatro seleções duelam em turno único, e o campeão será quem somar mais pontos. O Brasil enfrentará, na ordem, Estados Unidos, Marrocos e Emirados Árabes, e a entrada para acompanhar as partidas do Maranhão Cup será 1kg de alimento não perecível. Um dos destaques da Seleção Brasileira é o ala maranhense Datinha, que vive a expectativa de defender o país em seu Estado pela primeira vez.

“Essa competição terá um sabor mais importante, por ser em casa. Espero fazer uma boa competição e ajudar a Seleção Brasileira, representando o Maranhão da melhor maneira possível. Chamo a torcida para que possa lotar a Arena e nos ajudar em busca desse título”, ressalta Datinha, que é o camisa 10 do Brasil.

(Fonte: Assessoria de imprensa)