
O surfista maranhense Kadu Pakinha está preparado para um dos momentos mais importantes da temporada de 2025, com três competições sendo realizadas em pouco mais de um mês. Kadu, que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, está confirmado nas disputas da 2ª etapa do Circuito Maranhense de Surf, do CBSurf Pororoca e da 2ª etapa da Taça Brasil, eventos onde o jovem atleta projeta a conquista de resultados expressivos.
O primeiro desafio de Kadu Pakinha nessa sequência de eventos será o Monkey Surfcamp, competição válida como 2ª etapa do Circuito Maranhense de Surf e organizada pela Federação Maranhense de Surf (Femasurf). A etapa do Estadual ocorre neste sábado (17) e domingo (18), na Praia do Olho d'Água, em São Luís.
Em seguida, Kadu Pakinha viajará para Arari, a 165 km de São Luís, onde vai competir no CBSurf Pororoca entre os dias 27 de maio e 1° de junho. Organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), o evento é disputado na pororoca do Rio Mearim, aproveitando o fenômeno natural em que ondas grandes são formadas pelo encontro das águas do mar com as águas do rio.
Fechando a maratona de competições, Kadu Pakinha vai disputar a 2ª etapa da Taça Brasil de Surf entre os dias 16 e 22 de junho, em Itacaré, na Bahia. O surfista maranhense quer lutar pelas primeiras posições da competição, que é a segunda divisão do surf profissional brasileiro e reúne nomes promissores da modalidade.
"A expectativa é muito boa para essas competições tão importantes. A preparação foi intensa e me sinto capaz de conquistar excelentes resultados nesses três eventos. Estou muito focado para representar bem o Maranhão no cenário nacional do surf. Agradeço ao patrocínio da Potiguar e do governo do Estado, que são fundamentais para que eu possa disputar torneios de alto nível em todo o país e evoluir no esporte", destaca Kadu Pakinha.
Em meio à preparação para essas três competições, Kadu Pakinha participou do Circuito Surf de Base, também organizado pela CBSurf e disputado entre os dias 3 e 11 de maio, na Praia do Borete, em Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca-PE. Com muita habilidade, Kadu chegou até a terceira fase da categoria Sub-18 da competição nacional.
Últimos resultados
Kadu Pakinha se destacou em várias competições realizadas durante a temporada de 2024. Nas três etapas do Circuito Gotrix - Aberto de Surf Recreio, no Rio de Janeiro, o surfista maranhense garantiu um vice-campeonato, um terceiro lugar e uma quarta colocação. Pouco antes, Kadu faturou o vice-campeonato da categoria Sub-18 na 3ª e última etapa do Circuito da Associação de Surf da Barra da Tijuca (ASBT).
Também em 2024, Kadu Pakinha passou por um período de treinos em Lobitos, cidade do Peru que é mundialmente conhecida pela qualidade das ondas, e chegou nas semifinais de duas etapas do Circuito Tríplice Coroa Sundek Classic Saquarema de Surf, em Saquarema-RJ.
Kadu Pakinha faturou ainda o vice-campeonato da categoria Sub-16 do Barra Surfin Festival e chegou até as quartas de final da categoria Sub-18 do Semillero Olas Pro Tour, torneio que integra o Circuito Latino-Americano de Surf e reuniu os atletas mais promissores da modalidade no continente. Os dois eventos foram realizados no Rio de Janeiro.
Além disso, Kadu Pakinha representou o Maranhão nas duas primeiras etapas do Circuito Brasileiro de Surf de Base, um dos eventos mais importantes da temporada, que ocorreu em abril e contou com a organização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Na abertura da competição nacional, realizada em Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca-PE, Kadu teve uma boa performance na categoria Sub-18, chegando até à segunda fase, e também competiu na categoria Sub-16.
(Fonte: Assessoria de imprensa)