Skip to content

Festival de Música da Rádio Nacional entra em sua fase final

Com votação recorde pela “internet”, cerca de 57% a mais do que a edição anterior, o Festival de Música da Rádio Nacional revela os finalistas que vão para próxima fase. Foram 319 músicas inscritas, um nível elevado de qualidade e grande participação de novos artistas.

Para o organizador do festival e gerente de programação da Rádio Nacional, Carlos Senna, não foi fácil escolher as melhores músicas. “O trabalho de avaliação e seleção das músicas foi difícil, mas acho que conseguimos chegar a uma lista de finalistas que contempla a diversidade e competência da produção musical de Brasília e do Entorno do Distrito Federal (DF)”.

Veja a relação de finalistas do Festival de Música da Rádio Nacional FM 2020

A Engrenagem – “Era pra ser Relax”
Casacasta – “O Melhor Lugar”
Daniel Rodrigues e Breno Alves – “Aqui Também Tem”
Forró do B – “A Onda que Leva e Traz”
Henrique Neto e Carlos César – “Samba Lenoir”
Ian Coury Trio – “Me Deixa”
Jeninpapo – “Ilha da Madeira”
Júlia Carvalho – “Foice”
Kirá e a Ribanceira – “Dia de Feira”
Mickael Pederiva – “João Ninguém”
Trio Shaloshinno – “Que Mêda”
Zé Krishna e Amigos Eternos – “Ganga River”

Votação

Para conhecer e escolher a música preferida, basta acessar o “site”. A escolha popular de Música Mais Votada pela “internet” vai até o dia 4 de dezembro.

Nesta edição, são sete categorias de premiação: Melhor Música com Letra; Melhor Música Instrumental; Melhor Intérprete Vocal; Melhor Intérprete Instrumental; Melhor Letra; Melhor Arranjo e Música mais votada pela internet.

Presença “on-line”

Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o festival passou por adaptações tais como a maior presença “on-line”. Além da inscrição e da votação, os participantes também puderam enviar vídeos com as músicas selecionadas. E, para evitar a aglomeração de pessoas, a tradicional festa da final não contará com a presença do público, mas está prevista uma transmissão ao vivo com o resultado dos vencedores, no dia 4 de dezembro, além de um “show” que será exibido na TV Brasil.

História

Tudo começou em 2009, no Teatro Silvio Barbato, onde também foram realizadas as edições de 2010 e de 2011. Com o sucesso de público e o aumento da participação de concorrentes, a festa passou pelo Teatro Garagem do Sesc (2012), pelo Teatro do CCBB (2013) e pelo Cine Brasília (2014), até chegar ao Teatro da Caixa Cultura, onde o festival é realizado desde 2015.

Ao longo dessas 12 edições, foram mais de 4 mil músicas inscritas, milhares de execuções das músicas classificadas na programação da Nacional FM, acessos e votações recordes no “site” do festival, programas especiais apresentados pela TV Brasil, lançamentos de CDs com as músicas finalistas e a participação vibrante de torcidas nos “shows” das finais.

(Fonte: Agência Brasil)