Skip to content

Fefusma promove Curso de Metodologia do Futsal a partir desta quarta-feira (9)

Oportunizar conhecimento. É com este objetivo que a Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) promoverá, a partir desta quarta (9) até sexta-feira (11), o Curso de Metodologia do Futsal. O evento é destinado a técnicos da modalidade, professores, estudantes de Educação Física e amantes do futsal de um modo geral e será realizado na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), no Bairro do Calhau, sempre das 18h às 22h. O investimento é de 2kg de alimentos não perecíveis.

O curso será ministrado pelo professor Chicão Castelo Branco, um dos técnicos maranhenses mais vitoriosos e importante referência no cenário do futsal em nível mundial. Atualmente, ele é técnico das seleções peruanas de futsal e de “beach-soccer”, além de ser instrutor de futsal da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Durante os três dias de curso, Chicão Castelo Branco vai trazer para os maranhenses alguns conhecimentos e conceitos importantes que estão sendo colocados em prática no mundo do futsal na atualidade. Dentre os temas programados para este curso, haverá um destaque especial para os sistemas de defesa e de ataque.

“Quero agradecer o convite da Fefusma para a realização deste curso. Acredito que será uma oportunidade para dialogar com os profissionais maranhenses sobre como se joga futsal no planeta. A modalidade tem evoluído bastante e é preciso levarmos esses novos conhecimentos para quem quer crescer no esporte. Tenho certeza de que o curso vai atender às expectativas de todos e espero que muitas pessoas participem em busca de conhecimento. Nosso objetivo é compartilhar um pouco do conhecimento que adquirimos nesses últimos anos”, afirmou Chicão Castelo Branco.

O Curso de Metodologia do Futsal também abordará sobre as novas emendas das regras do futsal Fifa 2020/21. Sobre o tema, o árbitro Fefusma/CBFS, Ivan Soeiro, conduzirá a palestra.

Lado social

Além do objetivo técnico e de proporcionar novos conhecimentos aos profissionais maranhenses, o Curso de Metodologia do Futsal é de cunho social. Todos os alimentos adquiridos com as inscrições do evento serão doados para uma instituição de caridade.

“Nosso objetivo é levar conhecimento para quem trabalha com o futsal no nosso Estado ou para quem é amante da modalidade. No entanto, a Fefusma pensa em algo além da parte esportiva, é preciso pensar nas pessoas. Por isso, nosso curso tem seu lado social de ajudar as pessoas que mais precisam. Tudo o que for arrecadado será doado a instituições de caridade da nossa cidade”, explicou Alex Ricarte, presidente da Fefusma.

CURSO DE METODOLOGIA DO FUTSAL


Local: APCEF
Datas: 9, 10 e 11 de dezembro de 2020
Horário: das 18h às 22h
Investimento: 2kg de alimentos não perecíveis

PROGRAMAÇÃO:
Quarta-feira (9/12)
17h – Recepção com recebimento das inscrições
18h – Palestra sobre as novas emendas da Regra do Futsal Fifa 20/21 – Ivan Soeiro
20h – Metodologias de Treinamento de Futsal – Prof. Esp. Chicão Castelo Branco
22h – Encerramento do 1º dia

Quinta-feira (10/12)
18h – Sistema de defesa no futsal (parte teórica) – Prof. Esp. Chicão Castelo Branco
20h – Sistema de defesa no futsal (parte teórica) – Prof. Esp. Chicão Castelo Branco
22h – Encerramento do 2º dia

Sexta-feira (11/12)
18h – Sistema de ataque no futsal (parte teórica) – Prof. Esp. Chicão Castelo Branco
20h – Sistema de ataque no futsal (parte teórica) – Prof. Esp. Chicão Castelo Branco
22h – Encerramento do curso

(Fonte: Assessoria de comunicação)