Skip to content

Encontro debate novos olhares da literatura maranhense

 

 Um encontro para debater a literatura maranhense. Com a proposta de manter viva a memória literária e discutir novos olhares para o tema, é que a “Fale Escritor Maranhense” (Fema) promove, neste sábado (24), a primeira edição do Encontro do Fema. O evento ocorrerá no Espaço Cultural Amei, no São Luís Shopping, a partir das 17h, e contará com a participação da mestra em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP), Natércia Moraes Garrido. A entrada é gratuita.

Neste primeiro encontro, os destaques ficam para as análises das obras de dois importantes escritores maranhenses: Nascimento Moraes e José Nascimento Moraes Filho. De acordo com a professora Natércia Garrido, a escolha por trabalhar com esses dois autores foi motivada por suas respectivas trajetórias como pessoas e escritores.

“Para mim, que sou professora de Literatura, é sempre muito bom falar de literatura maranhense, assunto um tanto esquecido em nosso cenário cultural. O evento proporciona novos debates e novos olhares sobre a literatura maranhense. Escolhi esses dois autores, pois a trajetória deles como pessoas e escritores representam também a memória da literatura maranhense”, explicou a professora.

Pelo perfil dos escritores escolhidos, o 1º Encontro do Fema promete ser um excelente debate sobre questões sociais, além de ser um resgate de duas obras marcantes como “Vencidos e Degenerados”, de Nascimento Moraes, e “Poesia em Azulejos”, de José Nascimento Moraes Filho.

A professora Natércia Garrido explica que, ao abordar temas sociais, os dois escritores ganham um espaço de destaque na literatura maranhense.

“O Nascimento Moraes escreve um romance emblemático do início da primeira República no Maranhão. “Vencidos e Degenerados”, em 1915, trata sobre a sociedade ludovicense, seus preconceitos, ranços e a inserção do negro no pós-abolição da escravatura. Já o Nascimento Moraes Filho, foi poeta e iniciador do movimento modernista no Maranhão. Na década de 1940, ele funda o Centro Cultural Gonçalves Dias e propõe as rupturas necessárias, junto a outros poetas, para uma poesia mais combativa, mais livre, com temáticas voltadas para o social. Eles são escritores que pertencem à história literária maranhense e deram uma ampla contribuição para a cultura do Estado”, revela a professora.

Além do debate sobre as obras dos escritores Nascimento Moraes, e “Poesia em Azulejos”, de José Nascimento Moraes Filho, o 1º Encontro do Fema também abrirá espaço para um sarau de poemas e poesias dos autores maranhenses.

O quê: I Encontro do Fale Escritor Maranhense (Fema)

Quando: Neste sábado (24), às 17h

Onde: Espaço Cultural da Associação Maranhense dos Escritores Independentes (Amei) – Shopping São Luís.

Entrada Gratuita

SOBRE NATÉRCIA MORAES GARRIDO

Ela é mestra em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP), professora efetiva do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

SOBRE O FEMA

O Fale Escritor Maranhense (Fema) é um grupo independente que busca conhecer e reunir escritores maranhenses e incentivar a escrita em todas as suas formas. O Fema pretende discutir a produção literária no Maranhão com o objetivo de influenciar escritores (iniciantes, amadores, entusiastas) de qualquer idade ou gênero literário.