Skip to content

Após reforma da sede, Fórum Jaracaty vira projeto de referência na capital maranhense

“É um projeto que transforma vidas, forma cidadãos”. A afirmação de Márcia Assunção, diretora-executiva do Fórum Jaracaty, retrata o que muitos jovens da região do Bairro do Jaracaty e suas respectivas famílias buscam: a mudança de vida por meio do esporte e da qualificação profissional, oferecidos pelo projeto. Iniciada em 2003, a iniciativa é referência em São Luís e tem ampliado suas atividades com a participação de importantes parceiros.

Desde 2012, o projeto conta com o patrocínio do governo do Estado e da Equatorial Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, mecanismo legal que tem possibilitado a inserção de inúmeros jovens em vulnerabilidade social no esporte. Com tantos anos de atuação, somente em 2019, o Fórum Jaracaty conquistou a tão sonhada reforma da sede, entregue em agosto daquele ano. A reforma abriu mais portas ao projeto e mais possibilidades às crianças e adolescentes.

Com a reforma, foi possível adaptar uma rotina de atividades aos alunos, condicionar espaço para capacitação profissional da comunidade e inserir novas modalidades esportivas, como o futsal. Demais parcerias também foram firmadas nos últimos anos para atender, principalmente, os alunos, com especialidades que vão desde a psicologia até a nutrição.

Projeto diferenciado

O mundo de possibilidades que o Fórum Jaracaty apresenta foi o que motivou Denilson Rocha desde cedo. Ex-aluno, hoje é instrutor de judô do projeto e fala, com orgulho, de como é repassar o que aprendeu em todos esses anos. “O projeto fez tanta mudança na minha vida, nos estudos e no meu comportamento que o meu objetivo é passar para eles que o Fórum Jaracaty vale a pena, é uma segunda casa onde se aprende caminhos bons”, reforça.

Assim como Denilson, outros jovens tornaram-se instrutores no projeto. É o caso de Paulo Igor, sensei da turma de judô vespertino, e Edson Lima, instrutor de Informática da instituição.

“Esse é um projeto social que desenvolve o atleta, a família, o cidadão. Para nós, é motivo de orgulho participar, desde 2012, do Fórum Jaracaty, que só vem crescendo. Desde a reforma da sede, ampliamos o acesso a modalidades esportivas, e o retorno, com a participação dos atletas em campeonatos, nos dá muito orgulho”, relata Hubert de Oliveira, executivo de Comunicação da Equatorial Maranhão, patrocinadora do projeto.

A opinião é compartilhada pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira. “É muito prazeroso patrocinar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, esse projeto. Agradeço à Equatorial e aos executores pela sensibilidade em atender ao Fórum Jaracaty e que seja uma duradoura parceria”, disse.

Em 18 anos de existência, mais de 400 crianças e jovens já foram atendidos pelo Fórum Jaracaty. Capacitações, cursos e palestras também são oferecidos no projeto, a fim de fomentar a inserção de alunos e comunidade no mercado de trabalho. As ações do Fórum Jaracaty são gratuitas.

(Fonte: Assessoria de imprensa)