Skip to content

Balsas Futsal se impõe, bate o JES e abre vantagem na Copa do Brasil

Balsas Futsal

Uma vitória na raça fora de casa para deixar o Balsas Futsal muito perto da segunda fase da Copa do Brasil de Futsal Adulto Masculino 2021. Na noite dessa terça-feira (11), a equipe maranhense, que conta com os patrocínios da Equatorial Energia e do governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Prefeitura de Balsas, teve uma atuação praticamente impecável e conseguiu um resultado bastante expressivo diante do JES Futsal, em Teresina (PI). Sem sentir a pressão da estreia, a equipe maranhense se impôs, venceu por 4 a 2 e, agora, vai decidir a vaga para a sequência da competição nacional em São Luís (MA), no domingo (16), podendo perder por até um gol de diferença para avançar no torneio.

Maior vencedor do futsal do Maranhão na atualidade, o Balsas Futsal não se intimidou mesmo jogando em Teresina e mostrou toda a sua força desde o início da partida. Não demorou para que a equipe maranhense inaugurasse o placar com Beto Potiguar mostrando muito oportunismo: 1 a 0.

O JES tentou reagir, mas a marcação do Balsas estava bem ajustada. E a disposição defensiva dos atletas da equipe maranhense deu resultado. Após uma roubada de bola, os comandados do técnico Hallyson Dias aceleraram a jogada e, em um contra-ataque veloz, a bola chegou em Rodriguinho que não perdoou para fazer 2 a 0 e ampliar a vantagem balsense ainda na etapa inicial.

Na volta do intervalo, o Balsas Futsal manteve o bom ritmo e soube controlar o adversário, que pouco ameaçava. Quando criavam, o goleiro Tiago fechava o gol e evitava qualquer tipo de reação do time piauiense. Já a equipe maranhense era bastante perigosa nos contra-ataques, mas pecava nas finalizações.

E foi exatamente com dois contra-ataques seguidos que o Balsas foi novamente às redes, primeiro com Preá e depois com Beto Potiguar: 4 a 0. Ainda deu tempo para o JES descontar com Carapiá cobrando pênalti, e com Danilinho. No entanto, os gols não evitaram a derrota do time piauiense por 4 a 2.

“Fizemos um grande jogo. Sabíamos das dificuldades que íamos encontrar, mas nos superamos, mostramos nossa cara de time aguerrido. Ficamos felizes com o resultado, mas isso não significa a classificação. Em São Luís, vamos nos empenhar de novo para buscar a vitória”, afirmou o capitão do Balsas Futsal, Neto Caraúbas.

Balsas Futsal e JES Futsal voltam a se enfrentar no próximo domingo (16), para decidir quem avança à segunda fase da Copa do Brasil. A partida será realizada no Ginásio da Apcef, no Bairro do Calhau, a partir das 10h30. Por ter vencido o duelo de ida por 4 a 2, o Balsas Futsal poderá perder por até um gol de diferença que, mesmo assim, avançará no torneio nacional.

Vale destacar que quem passar deste confronto terá pela frente o vencedor do confronto entre Ceará (CE) e Sampaio Araioses (MA). No jogo de ida, os cearenses venceram por 5 a 2 e têm boa vantagem para a partida de volta.

Copa do Brasil

Em 2021, a Copa do Brasil de Futsal Masculino chega à sua 5ª edição. Além do Balsas Futsal, o torneio contará com outros 29 clubes de 16 Estados. Esta será a primeira vez que a competição atinge este número de clubes numa única participação.

A fórmula de disputa é bem simples: o evento será disputado em cinco fases, sendo a primeira fase com até 16 grupos, definidos pela logística dos clubes envolvidos, reduzindo custos financeiros. Em todas as fases, são jogos de ida e volta, classificando a equipe que obtiver duas vitórias ou uma vitória e um empate. A ordem dos jogos da 1ª fase foi definida por sorteio, porém, nas demais fases, fará o segundo jogo em casa a equipe com melhor índice técnico geral.

Balsas Futsal

Com apenas dez anos de existência, o Balsas Futsal tornou-se o clube mais vitorioso do futsal maranhense. A equipe balsense contabiliza oito títulos estaduais e diversos resultados expressivos em sua história: 3º lugar na Copa do Brasil de Futsal 2020, 5º lugar na Taça Brasil de Clubes de Futsal Divisão Especial, vice-campeão na Liga Nordeste de Futsal, vice-campeão Brasileiro Primeira Divisão, dentre outras conquistas e participações em relevantes competições estaduais e nacionais, também tendo destaque nas categorias de base.

Vale destacar que o Balsas Futsal conta com os patrocínios da Equatorial Energia e do governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Prefeitura de Balsas, além dos apoios da Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) e da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef-MA).

(Fonte: Assessoria de imprensa)