Skip to content

CONHEÇA MAIS E MELHOR IMPERATRIZ*

Vinte e uma coisinhas que você precisa saber ou relembrar sobre Imperatriz

*

1 – Para fundar Imperatriz, o religioso baiano frei Manoel Procópio do Coração de Maria passou três anos, desde a saída de Belém, em 11 canoas e com 92 pessoas, em 26 de junho de 1849, até a chegada a nossa cidade, quase sozinho, em 16 de julho de 1852.

2 – Santa Teresa d’Ávila, padroeira de Imperatriz, era a santa de devoção do fundador da cidade, o baiano frei Manoel Procópio do Coração de Maria. (Ainda falta documento que registre essa devoção, pois já se questionou que a santa de Ávila não era a santa de devoção de frei Manoel Procópio). Santa Teresa nasceu na Espanha.

3 – O nome de Imperatriz foi dado em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro 2º, o imperador na época da fundação da nossa cidade (1852). O nome dela completo: Teresa Cristina Maria de Bourbon, a filha mais nova de Francisco 1º, o rei das Duas Sicílias (Itália).

4 – A Imperatriz Teresa Cristina, que deu nome a Imperatriz, doou peças de pesos e medidas para nossa cidade. As peças são provavelmente os bens históricos mais representativos a que o município tem direito. Entretanto, muitas dessas peças foram doadas indevidamente a um museu de São Luís. Nas pesquisas que fiz, consegui tirar fotografias das peças e do "documento" de "doação".

5 – Em 27 de agosto de 1856, Imperatriz deixou de ser apenas uma povoação e foi elevada à categoria de Vila. Quem assinou a lei foi o presidente da Assembleia Legislativa da época, Manoel Gomes da Silva Belfort, o Barão de Coroatá. O governador do Estado (à época, o cargo se chamava presidente de Província) não quis assinar a lei. Portanto, vem de muito tempo a “briguinha” de São Luís com Imperatriz...

6 – Em 22 de abril de 1924, Imperatriz ganhou a condição de cidade. A lei foi assinada pelo presidente da Província do Maranhão, Godofredo Viana. “Presidente da Província” era o título hoje substituído por “governador do Estado”.

7 – Até 1960, Imperatriz tinha menos de 10 mil habitantes. Com o início da construção da rodovia Belém/Brasília, muita gente veio para cá. Pessoas de todas as regiões do Brasil e também dos diversos continentes do mundo. Um dado do IBGE registrava que mais de 60% dos habitantes de imperatriz não eram imperatrizenses.

8 – Oficialmente, o território de Imperatriz veio do município de Grajaú; Grajaú veio de Pastos Bons; e Pastos Bons veio de Caxias.

9 – Imperatriz já foi considerada uma das melhores cidades no  Brasil para se fazer carreira profissional. A pesquisa foi feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Editora Abril (revista “Você S. A.”), de São Paulo. (Eu fui convidado a ir à FGV do Rio de Janeiro e lá fiz palestra e mantive boas conversas com mestres e doutores dessa que é considerada a mais respeitada instituição de ensino superior do Brasil nas áreas de Administração Pública e de Empresas.) Após estar entre as 24 melhores cidades, Imperatriz foi caindo de posições até ser excluída do mapa.

10 – Imperatriz é chamada de “Portal da Amazônia”, “Cidade Esperança”, “Metrópole da Integração Nacional”, “Capital Brasileira da Energia” e “Princesa do Tocantins”.

11 – Imperatriz é chamada de “Cidade Esperança” pelos evangélicos. O título foi dado em 1954 pelo pastor Luiz de França Moreira, da Assembleia de Deus.

12 – Imperatriz é chamada de “Capital Brasileira da Energia”, em razão da subestação da Eletronorte (Lagoa Verde), que interliga o país inteiro através da linha de transmissão Norte/Sul. O título foi dado pela própria Eletronorte, em 1997, por meio de publicidade em publicações de circulação nacional (uma delas está em meu poder).

13 – Imperatriz é chamada de “Metrópole da Integração Nacional” pela existência de vários modais (meios) de transporte no município: rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário. O título foi dado pelo ex-ministro do Planejamento e doutor em Economia Antônio Kandir, em 1999, em entrevista/conversa gravada que manteve comigo.

14 – Imperatriz é chamada de “Portal da Amazônia”, por estar situada exatamente onde terminava o cerrado e começava a floresta amazônica. O título foi dado pelo advogado maranhense Agostinho Soares Noleto em 1972.

15 – Imperatriz é chamada de “Capital Norte/Nordeste do Automobilismo” por ter kartódromo e realizar vários eventos de importância regional e nacional nessa modalidade de esporte. O título vem desde 2001 e foi confirmado pelo presidente da Federação Maranhense de Automobilismo e atual presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, o odontólogo e desportista imperatrizense Giovanni Ramos Guerra.

16 – Imperatriz é considerada “Polo Nacional de Xadrez”, em razão de a cidade ter sido a sede da 6ª etapa do Campeonato Aberto do Brasil de Xadrez. O título foi dado pelo presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Darcy Machado Lima.

17 – Imperatriz é a Cidade-sede do maior Templo evangélico da América Latina – o templo central da Assembleia de Deus, com 6 mil metros quadrados de área total. Esse reconhecimento veio do presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, pastor José Wellington em 1999.

18 – Imperatriz é chamada de “Princesa do Tocantins”, por ser a principal cidade da região. O título pertencia a Carolina, que era o município mais importante até a década de 1950. Com a BR-Belém/Brasília, o crescimento econômico e o título transferiram-se para cá.

19 – “Imperatriz” é também nome de uma das flores mais raras do Brasil. Essa flor, cujo nome científico é “Worsleya rayneri”, já foi estudada em diversos países da Europa. A flor tem outros nomes: imperatriz-do-brasil, flor-da-imperatriz e amarílis-azul, entre outros. Sua primeira descrição foi feita em 1863, na Bélgica, país para onde um cientista a tinha levado.

20 – “Imperatriz” também é nome da maior mariposa do mundo, cujo nome científico é “Thisanya agrippina”. Chega a medir cerca de 30 centímetros, é rara e cara, considerada por especialistas o maior inseto vivo do mundo.

21 – A palavra “imperatriz” vem de um verbo latino (“paro” / “paratum” + o prefixo intensificador “in-”, que assume a grafia “im-” antes de “p”). Esse verbo latino significa “esforçar-se para obter”.

Em outras palavras, Imperatriz, teu nome é trabalho.

Parabéns, cidade-paixão!

* EDMILSON SANCHES

Ilustração:

Imperatriz é nome de flor rara e ameaçada de extinção, também chamada “flor do Brasil”. Seu nome científico é “Worsleya rayneri” e, em 1989, os Correios do Brasil emitiram selos com a flor, na “Série Preservação da Flora”. (Selos do acervo de Edmilson Sanches)