Skip to content

Escolinha Meninas do Futebol destaca importância de unir esporte e educação

Lançada há três meses, a Escolinha Meninas do Futebol, iniciativa patrocinada pelo governo do Estado do Maranhão e pela Construnorte Materiais de Construção, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, está transformando a vida de 60 meninas carentes no município de Bacabal (MA). Além das aulas teóricas e práticas de futebol, voltadas para iniciação e treinamento do esporte, com as orientações de profissionais capacitados, as jovens atletas contam com alimentação nos dias de atividades e acompanhamento escolar e pedagógico.

As atletas da Escolinha Meninas do Futebol recebem acompanhamento pedagógico duas vezes por semana, nos dias de segunda e quarta-feira. Durante as aulas, são realizadas dinâmicas de conhecimentos gerais, com auxílio nas áreas em que as meninas encontram mais dificuldades. Esse trabalho contribui para que as alunas tenham um bom desempenho educacional.

“O projeto visa contribuir na formação das meninas de forma significante, não só nos gramados, mas também na sociedade, tornando-as boas cidadãs. A educação é uma grande aliada com o esporte, pois ele é capaz de desenvolver competências comunicativas, sociais e técnicas, ensinando na prática a lidar com as necessidades dos outros e também com a sua própria necessidade”, diz Laysa Karoline, pedagoga da Escolinha Meninas do Futebol.

Um dos objetivos da Escolinha Meninas do Futebol é mostrar como esporte e educação caminham juntos na formação pessoal para a cidadania. A prática do futebol, aliado ao auxílio pedagógico, proporciona desenvolvimento físico e psicológico, facilitando a coordenação motora, a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades de concentração. Para Laysa, o trabalho com as jovens atletas do projeto já apresenta grandes resultados.

“A Escolinha Meninas do Futebol está impactando a vida das meninas de forma positiva, pois, além de desenvolver valores como respeito, cooperação, solidariedade, autodisciplina e o trabalho em equipe, ela também trabalha a educação, que proporciona a formação plena das meninas, tornando-as capazes de transformar a sociedade em que estão inseridas”, ressaltou a pedagoga.

Torneio interno

Neste mês de maio, a Escolinha Meninas de Futebol promoveu a primeira edição do Torneio Interno com todas as alunas do projeto. A competição esportiva foi realizada na Associação Atlética Boa Vida, no Bairro Areal.

Para as meninas, foi uma experiência inédita participar de um campeonato, onde elas puderam colocar em prática os fundamentos que vêm sendo trabalhados nos treinamentos. Todas as atletas participantes do Torneio Interno da Escolinha Meninas do Futebol foram premiadas com medalhas, e as equipes campeãs da competição receberam troféus. Houve, ainda, premiações individuais de Melhor Jogadora, Melhor Goleira e Artilheira.

Durante o torneio, também foi realizado um desafio de conhecimentos gerais com as meninas. Por fim, foi oferecido um coffee break para as meninas e suas famílias.

Vale destacar que todas as crianças e adolescentes beneficiadas pela Escolinha Meninas do Futebol receberam um kit com todo o material esportivo necessário (uniforme, chuteiras, caneleiras e bolsas esportivas) para participar dos treinos. Além disso, elas também ganharam cadernos e garrafinhas de água individuais.

Todas as informações sobre a primeira edição da Escolinha Meninas do Futebol estão disponíveis nas redes sociais oficiais do projeto (@projetomeninasdofutebol) no Instagram e no Facebook.

(Fonte: Assessoria de imprensa)