Skip to content

F4 Brasil: Ciro Sobral destaca experiência de correr em etapa preliminar da Fórmula 1

Único piloto do Norte/Nordeste na temporada 2024 da Fórmula 4 Brasil, principal categoria-escola em monopostos do automobilismo nacional, o maranhense Ciro Sobral disputou a sexta etapa da competição nacional no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, em evento que fez parte do cronograma oficial do GP de São Paulo de Fórmula 1. Competindo diante dos pilotos e chefes de equipes da maior categoria de automobilismo do mundo, em um circuito lotado, Ciro lutou muito em busca de grandes resultados, mas as fortes chuvas em Interlagos, no fim de semana, atrapalharam os planos do piloto da TMG Racing, que está no Top 10 da F4 Brasil 2024.

Na primeira corrida da sexta etapa da Fórmula 4 Brasil, realizada na manhã de sábado (2), Ciro Sobral largou em oitavo lugar e se manteve em uma boa disputa no pelotão da frente, até que um acidente acionou a bandeira amarela na pista de Interlagos e resultou na entrada do safety car. Quando a disputa foi retomada, o piloto maranhense tentou recuperar o ritmo, porém, teve que se contentar com a nona posição.

Ciro Sobral tinha uma boa expectativa para a segunda corrida da etapa, onde largaria na pole position, mas a prova não foi disputada por causa da tempestade que atingiu Interlagos. A intensidade da chuva e os fortes ventos causaram muitos transtornos para pilotos e equipes, que tiveram de se abrigar dentro dos boxes. A organização da Fórmula 4 Brasil deverá definir, em breve, a possibilidade de reposição dessa corrida nas próximas etapas da competição.

A terceira corrida, por sua vez, ocorreu na manhã de domingo (3), com chuva intensa em Interlagos, pista extremamente molhada e largada com safety car, impedindo ultrapassagens por um período. A bandeira verde foi acionada quando restavam 17 minutos de prova, e Ciro Sobral, na tentativa de ganhar posições, acabou saindo do traçado. Apesar do susto, o piloto maranhense voltou para a pista e concluiu a corrida na 10ª posição.

"Não foi um bom fim de semana, foi um fim de semana desperdiçado. A primeira corrida foi cheia de acidentes e acabei passando reto em uma ultrapassagem na terceira corrida. Estava bem rápido nas corridas, mas não foi o suficiente. De qualquer modo, estou muito feliz por correr junto com a Fórmula 1, é um sonho que se tornou realidade. Obrigado pela torcida de todos e conto com esse apoio para buscar recuperação nas corridas em Goiânia", afirma Ciro Sobral.

Após correr em Interlagos, Ciro Sobral terá alguns dias de preparação para a sétima e penúltima etapa da Fórmula 4 Brasil 2024, que ocorre entre os dias 22 e 24 de novembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. O piloto maranhense ainda voltará a São Paulo para a última etapa da categoria-escola, que será realizada em dezembro.

Calendário da Fórmula 4 Brasil

A Fórmula 4 Brasil de 2024 é a maior edição da história. Pela primeira vez, o campeonato contará com oito etapas do calendário, passando por quatro circuitos diferentes. Vale destacar que, em cada etapa, serão realizadas três corridas.

A maior novidade da temporada 2024 da Fórmula 4 Brasil foi a inclusão da etapa disputada na Argentina, enquanto o principal palco será o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, que receberá três etapas do calendário, uma delas como preliminar da Fórmula 1.

A temporada 2024 da Fórmula 4 Brasil tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, BandSports, Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, Portal High Speed Channel e no canal Parc Fermé TV, com narração em italiano.

CALENDÁRIO (Etapa / Data / Local)

1ª - 24/3 – Velocitta (SP) / já realizada

2ª - 21/4 – Interlagos (SP) / já realizada

3ª - 30/6 – Velocitta (SP) / já realizada

4ª - 28/7 – Goiânia (GO) / já realizada

5ª - 6/10 – Argentina / já realizada

6ª - 3/11 – Interlagos (SP) / já realizada

7ª - 24/11 – Goiânia (GO)

8ª - 15/12 – Interlagos (SP)

CLASSIFICAÇÃO DA F4 BRASIL APÓS CINCO ETAPAS (TOP 10)

1º - Matheus Comparatto, 219 pontos

2º - Alvaro Cho, 211 pontos

3º - Ethan Nobels, 182 pontos

4º - Rafaela Ferreira, 160 pontos

5º - Gino Trappa, 117 pontos

6º - Rogerio Grotta, 117 pontos

7º - Arthur Pavie, 115 pontos

8º - Ciro Sobral, 104 pontos

9º - Lucca Zucchini, 98 pontos

10º - Pepê Souza, 55 pontos

(Fonte: Assessoria de imprensa)