Skip to content

Dicas gramaticais… “De mais” e “demais”

Entre as dúvidas de grafia mais frequentes está em saber distinguir “demais”, numa só palavra, da locução “de mais”.

Na maior parte das vezes, é o advérbio que se emprega, portanto “demais”. Trata-se de um sinônimo de “excessivamente” (comer demais, falar demais, dormir demais etc.) ou simplesmente de “muito” (“Você é linda, mais que demais”, para quem quiser relembrar o verso de uma bela canção de Caetano Veloso).

Menos usada, mas também correta, é a palavra “demais” como sinônimo de “ademais” (além disso). Assim: “Fala muito alto o tempo todo; ademais (demais), sua voz é estridente”.

Com o sentido de “os outros”, “os restantes”, portanto com valor de substantivo, usa-se também a grafia “demais”. Assim: “Os demais preferiram não opinar”.

Já a locução “de mais” pode aparecer com o valor aproximado de “a mais” (“Acertou o tempero: nem sal de mais, nem sal de menos”). Note-se que, nesse caso, “de mais” tem o valor de “demasiado”, “excessivo” e, portanto, tem valor de adjetivo (não de advérbio).

Também se usa “de mais” no sentido de “capaz de causar estranheza”, “anormal”. Assim: “Não vejo nada de mais nisso”.

Acrescentando...
Michaelis – Português Fácil: Tira-dúvidas de redação – Douglas Tufano
demais, de mais, de mais a mais
Em uma só palavra, significa: a) em excesso: Comeu demais e passou mal; b) além disso: Ele está mal: perdeu a namorada e ficou doente; demais, foi demitido do emprego; c) os restantes, os outros: Esses alunos farão o teste agora; os demais, só amanhã; d) extremamente, muitíssimo: Esse jogador é rápido demais. De mais, em duas palavras, é usado com sentido de “a mais” sendo o contrário de “de menos”: Ela errou no troco e me deu dinheiro de mais. De mais a mais quer dizer “além disso”, “ainda por cima”: Ele é um sujeito mal-educado e, de mais a mais, muito arrogante.

Dicas da Dad: português com humor – Dad Squarisi
Curtas – Pode?
Saiu na Veja: “O país tem município de mais e governo de menos”. Os leitores acharam esquisito. Existe de mais assim divorciado?
Existe. Demais e de mais têm uma semelhança. São formados pelas mesmas palavras (de + mais). Mas exprimem ideias deferentes. Demais significa demasiadamente. Pode ser substituído por “muito”: Comeu demais (muito). Falou demais (muito). Estava nervoso demais (muito nervoso).
De mais, separadinho, quer dizer a mais. É o contrário de “de menos”: Na confusão, recebi troco de mais (de menos). Até aí, nada de mais (de menos).
Não seja afetado no troca-troca. A substituição tem que ser natural. Nada de forçar a barra.

Dicionário de dificuldades da língua portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
Demais, de mais. 1. Escreve-se demais, numa palavra só, quando significa: a) excessivamente: Não convém comer demais; b) muitíssimo, extremamente: Ela é linda demais; c) além disso: O cargo não lhe interessa; demais (ou além disso), falta-lhe tempo para exercê-lo. / “Era inconveniente olhar aquela desconhecida como um basbaque. Demais, não havia nada interessante nela”. (Graciliano Ramos, Angústia, p. 29); d) os outros, os restantes: Entraram no banco três assaltantes; os demais ficaram esperando fora. 2. Grafa-se de mais, em duas palavras, quando equivale a a mais, oposto de de menos: Bom guisado, nem sal de mais, nem sal de menos. / “Limitou-se a dissuadi-la, dizendo que um homem de mais ou de menos não pesaria nada na balança do destino”. (Machado de Assis, Iaiá Garcia, p. 19) / “Não vejo nada de mais em sua resposta”. (Aurélio) / “Meu Deus, um aleijado! E se tiver dedos de mais?” (Aníbal Machado, apud Francisco Borba) / “O mal do Brasil é termos advogados de mais e médicos de menos”. (Érico Veríssimo, O retrato, p. 97).

1001 dúvidas de português – José de Nicola e Ernane Terra
DEMAIS/DE MAIS
A palavra demais pode ser um advérbio equivalendo a “excessivamente”, “muito”, “em demasia”.
Ela está cansada porque trabalhou demais.
Pode ser um pronome indefinido equivalendo a “os mais”, “os restantes”, “os outros”. Como pronome indefinido, a palavra demais vem, quase sempre, precedida de artigo.
Só participaram da reunião os diretores da área econômica; os demais permaneceram no escritório.
A locução de mais sempre acompanha substantivos (ou palavras com valor de substantivo) com sentido contrário a de menos.
Colocou cadeiras de mais no salão.
A regra prática, para os dois casos, é a substituição por seus equivalentes ou pelos seus opostos.

Dicionário de Erros Correntes da Língua Portuguesa – João Bosco Medeiros e Adilson Gobbes
Demais / De mais / Ademais. Em excesso, em demasia; muitíssimo; além disso.

Tira-dúvidas de português de A a Z – Alpheu Tersariol
DEMAIS // DE MAIS
Qual a diferença entre demais e de mais?
Demais, numa palavra só, pode ser um advérbio e tem o sentido de “excessivamente” e “muito”, “em demasia”. Exemplos: Bebeu demais e ficou embriagado (= bebeu muito, em demasia). / Todos acharam que o conferencista falou demais (= muito, excessivamente).
Demais pode também ser um pronome indefinido e equivale a “além disso”, “os restantes”, “os outros”. Com o significado de “os restantes”, “os outros”, a palavra demais vem, geralmente, precedida de artigo. Assim: Tocou seguidas vezes a campainha; demais, estava atrasado. / Alguns alunos participaram do ensaio; os demais foram dispensados. / Os demais convidados chegaram atrasados.
De mais (separado) é uma locução e encerra a ideia de aumento. Equivale a a mais e a de menos. Sempre acompanha substantivos ou opõe-se a equivalentes. Assim: Havia gente de mais no pequeno salão de festas (poderia ser de menos). / O fato em si não tem nada de mais.

Manual de Redação e Estilo – jornal O Estado de S.Paulo
Demais, de mais. 1 – Numa palavra só, tem o sentido de “em excesso”, “muito”, “demasiadamente”: Fala demais. / Havia gente demais ali. Equivale ainda a “além disso”, “os restantes”: Chegou cansado; demais, estava doente. / Os demais convidados... 2 – De mais equivale a “a mais” (e opõe-se a “de menos”): Recebeu dinheiro de mais. / Isso não é nada de mais.