Skip to content

Dicas gramaticais… MILHÃO – palavra feminina ou masculina?

Corrija-se! De A a Z – Luiz Antonio Sacconi
Milhão
É palavra masculina (o milhão, um milhão). Sendo assim, nunca pode haver “duas” milhões de pessoas em lugar nenhum. Muito menos “duzentas” milhões de pessoas. É preciso dizer sempre a verdade: Mais de dois milhões de crianças foram vacinados ontem contra a poliomielite. ● Duzentos milhões de laranjas foram colhidos este ano em Bebedouro (SP). Os que usam “duas” milhões de pessoas não têm coragem de usar “uma” milhão de pessoas. Por que será?

Michaelis: Português Fácil – Tira-dúvidas de redação – Douglas Tufano
MILHÃO, BILHÃO
Essas palavras, geralmente, levam o verbo para o plural: Um milhão de pessoas acompanharam o jogo pela televisão. Mas, se o verbo vier antes de milhão ou bilhão, o verbo concorda com essas palavras e fica no masculino: Foi destinado 1 milhão de dólares para esse projeto (e não “foram destinados”). / Com essa medida, foram beneficiados 3 milhões de pessoas em todo o país (e não “foram beneficiadas”).

 Dicionário de dificuldades da língua portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
Milhão
S.m.
Quando é sujeito da oração, milhão leva, geralmente, o verbo ao plural: Cerca de um milhão de soldados participaram dessa guerra. / São gastos R$ 1 milhão por ano para a manutenção da escola. / Um milhão e meio de pessoas ficaram desabrigadas. / Meio milhão de refugiados se aproximam da fronteira. / “Dos retirantes que se dirigiram para a Amazônia, atraídos pela miragem do ouro branco, calcula-se que meio milhão foi dizimado pelas epidemias...” (Josué de Castro, Geografia da Fome, p. 238, 11ª Ed). 2. É preferível deixar o verbo no singular quando este precede o sujeito milhão: Foi vendido um milhão de livros. / Foi vendido um milhão e meio de cópias. / Plantou-se um milhão de mudas. 3. Se o sujeito da oração for milhões, o particípio ou o adjetivo podem concordar no masculino, com milhões, ou, por atração, no feminino, com o substantivo feminino plural: Dois milhões de sacas de soja estão ali armazenados (ou armazenadas). / Dezoito milhões de crianças vão ser vacinadas este ano. / Foram colhidos três milhões de sacas de trigo. / Os dois milhões de árvores plantadas estão altas e bonitas. / Os outros cinco milhões de moedas serão cunhados (ou cunhadas) no próximo mês. 4. O artigo e o numeral que antecedem milhão ou milhões deve concordar no masculino: Os dois milhões de árvores plantadas agora recobrem toda a área. / Dos dois milhões de sacas de café, 50% foram vendidas a países europeus.
OBS.: As mesmas regras de concordância se aplicam a bilhão e trilhão.

O Português do dia a dia – Prof. Sérgio Nogueira
Milhão/Milhar
São substantivos masculinos: “Dois milhões de mulheres”, “Acertou no milhar”, “Estes três milhões de crianças”, “Os milhares de meninas”, “Meus milhares ou milhões de fãs”.

Acrescentando...
milhão, milhares, mil
Cuidado com a concordância. Milhão e milhares são palavras masculinas, por isso, aquelas que as modificam também vão para o masculino: A guerra matou dois milhões de pessoas (e não “duas”). / Os milhares de crianças presentes vibraram com o espetáculo (e não “as milhares”). Com a palavra mil, porém, a concordância é feita com aquilo a que ela se refere: Havia na loja dois mil brinquedos. / Foram distribuídas duas mil bolas na grande festa. / Nesse estádio, cabem duzentas mil pessoas.

Manual de Redação e Estilo – jornal O Estado de S.Paulo
Milhão, milhar
1 – São substantivos masculinos e por isso a concordância segue estes exemplos: dois milhões de crianças (e não duas), os milhões de fitas (e não as), os cinco milhões de pessoas, os oito milhões de liras, o milhão de meninas. Igualmente: dois milhares de crianças (e não duas), os milhares de fitas (e não as), os cinco milhares de pessoas, os oito milhares de liras, o milhar de meninas.
2 – A concordância de milhão pode ser com o número, no singular, ou com a coisa expressa, no plural. Prefira a segunda forma: Um milhão de crianças estavam presentes. / Um milhão de casas foram construídas.
3 – Se o verbo estiver antes de milhão ou milhões, porém, a concordância será com estas palavras: Foi construído um milhão de casas. / Foram prejudicados (e não “prejudicadas”) 5 milhões de pessoas. / Existe mais de 1,5 milhão  de desempregados.