Skip to content

Tributo a Edmilson Sanches*

Atenágoras Reis Batista (*)

14/3/2024

*

O Guardião do Saber Maranhense, no coração do Maranhão, terra de encantos mil, vive um homem cuja vida é uma verdadeira ode ao conhecimento e à paixão pela cultura e desenvolvimento de sua terra natal. Edmilson Sanches, mais do que um nome, é uma instituição de sabedoria, uma enciclopédia ambulante que tem dedicado sua existência à educação, à literatura e ao progresso do seu Estado e de sua gente.

Chamá-lo de professor é apenas arranhar a superfície de quem Edmilson verdadeiramente é. Ele é um farol de inteligência e dedicação, cuja luz se espalha por meio de palestras, cursos, consultorias e, de forma muito especial, através de sua prolífica produção literária. Autor de dezenas de livros e enciclopédias, Edmilson não apenas registra o saber; ele o cria, molda e compartilha, tornando-se pra mim um dos mais respeitados e influentes pensadores de sua geração.

Sua paixão pelo desenvolvimento é palpável. Cada palavra que escreve, cada conceito que ensina, é impregnado de um amor incondicional pelo Maranhão, por Caxias, sua cidade natal, e por Imperatriz, terra que também lhe é cara.

Edmilson Sanches vê além do horizonte; ele enxerga o potencial latente em sua terra e em seu povo, e dedica sua vida a transformar esse potencial em realidade.

Como um verdadeiro apaixonado por Administração, Comunicação, Desenvolvimento, História e Literatura, Edmilson transcende a mera transmissão de conhecimento. Ele é um construtor de pontes entre o passado e o futuro, entre o sonho e a realização. Sua obra é um testamento de fé no poder da educação e na capacidade de transformação que ela possui.

A riqueza de sua contribuição ao Maranhão e ao Brasil é imensurável. Edmilson Sanches é um tesouro vivo, cuja mente brilhante e coração generoso têm iluminado o caminho de incontáveis pessoas. Seu legado é vasto, não apenas pelos livros que escreveu, mas pelas vidas que tocou e transformou.

Neste dia, presto homenagem a esse gigante do saber, esse maranhense de corpo e alma que tem sido uma bússola moral e intelectual para tantos. Edmilson Sanches, sua jornada é uma inspiração, sua vida, um livro aberto repleto de lições de amor, dedicação e incansável busca pelo desenvolvimento. Que as gerações futuras possam se espelhar em seu exemplo, perpetuando a chama do conhecimento e do amor pelo Maranhão.

Edmilson Sanches, um patrimônio do Maranhão e da sabedoria brasileira.

*ATENÁGORAS REIS BATISTA

(*) Empresário em Imperatriz (MA). Foi presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Imperatriz (ACII); do Rotary Club-Imperatriz; do Comitê de Cidadania de Imperatriz; do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

__

NOTA (Edmilson Sanches): Atenágoras Reis Batista fez aniversário dia 12 de março, em Imperatriz (MA). Dois dias depois, 14/3/2024, é ele quem oferta o presente: em sua página de Facebook, depois de quase meia dúzia de anos sem nos (re)vermos, em razão de minhas viagens e mudanças, Atenágoras coloca em palavras um pouco da amizade, do companheirismo e da parceria que, por décadas, mantivemos em nome do desenvolvimento local e regional, a partir de Imperatriz (em especial na ACII, da qual também fui diretor), em nome da solidariedade e de realizações (no Rotary Club, onde ambos desempenhamos papeis de mérito) e em nome das causas cidadãs e cívico-políticas (em partido político e no Comitê da Cidadania, onde ambos fomos presidente). Amizades nem sempre são fáceis de manter; e expressá-las em palavras públicas, é um gesto de humildade, segurança... e iluminação. Sou grato aos pais do Atenágoras, José Coelho (Zezito), ex-presidente da Associação Comercial e do Rotary e meu companheiro de Rotary, e Dayse Batista, minha amiga, cuja voz en/canta; sou grato à esposa do Atenágoras, Rosemere (Rose, farmacêutica-bioquímica), e às duas lindas filhas do casal, Isabella Lima Batista (médica) e Gabriella Lima Batista (faz em São Paulo o último ano de Medicina) – família que sempre me recebeu tão bem em sua casa, à sua mesa, embaixo da mangueira, sempre com boas conversas e muita alegria, além da saudável preocupação com as coisas e causas de Imperatriz, do Maranhão, do Brasil e do mundo. Saúde para todos. Saudades de todos. (E. S.)

FOTOS:

Atenágoras Reis Batista com a esposa, Rose. Com a mãe, Dayse, e os irmãos Graziela e Júnior. Com o pai, Zezito e as duas filhas, Isabella e Gabriella. E nos Estados Unidos, com esposa, filhas e amigos.