Skip to content

Ubes faz campanha para estimular inscrições de estudantes no Enem

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), cursinhos populares e diversas entidades relacionadas à educação iniciaram, nessa terça-feira (13), uma campanha nas redes sociais para estimular estudantes de todo o país a se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Chamada de #EnemAbrePortas, a campanha ressalta que o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior e que, nos últimos anos, vem registrando queda nas inscrições.

“A entrada no ensino superior pode transformar sua vida. Faça o Enem e abra novas possibilidades!”, diz a Ubes em uma das mensagens postadas em sua rede social.

Em nota, a presidente da Ubes, Jade Beatriz, diz que o objetivo da campanha é reforçar a importância do exame para que os estudantes realizem o sonho de entrar na universidade. “O exame é uma grande conquista para a educação, para a democratização do ensino. Por isso, a juventude, os estudantes, devem realizá-lo”, disse ela.

Nessa terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo para que os estudantes se inscrevam no Enem. Segundo o presidente, o país precisa voltar a valorizar esse exame, que chegou a ter 6 milhões de inscritos. 

“É importante que todas as pessoas que tenham idade para se inscrever no Enem se inscrevam até o dia 16. Nós precisamos recuperar a força do Enem. É importante que todos que queiram fazer uma universidade se inscrevam para ter a oportunidade de ser doutor ou doutora”, disse Lula na primeira edição do programa Conversa com o Presidente, que tem transmissão pela internet

As inscrições para o Enem podem ser feitas até o dia 16 deste mês, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Neste ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Na última edição, em 2022, 3,3 milhões de candidatos se inscreveram para as provas do Enem. Cinco anos antes, em 2017, o Enem registrou mais de 6 milhões de inscritos confirmados.

(Fonte: Agência Brasil)