Skip to content

Ítalo Mazzili coloca o Maranhão no Mundial Universitário de Judô

Ítalo Mazzili

Um feito histórico para o esporte maranhense. Pela primeira vez, o Maranhão estará presente na disputa dos Jogos Mundiais Universitários de 2023, competição que será realizada em Chengdu, na China. Natural da cidade de Imperatriz, localizada a 632km de São Luís, o judoca Ítalo Mazzili (-66kg) assegurou uma vaga na equipe brasileira de judô que competirá em solo chinês no fim do mês de julho. O imperatrizense se classificou para o Mundial ao ser campeão do Desafio de Judô Universitário, evento nacional promovido pela Confederação de Desporto Universitário (CBDU), em Brasília (DF), nessa terça-feira (13). 

Considerado um dos principais judocas da atual geração maranhense e dono de um judô de alto nível, Ítalo Mazzili mostrou estar em grande fase. Na disputa do Desafio de Judô Universitário, o imperatrizense não deu chances aos seus rivais e venceu todas as lutas que realizou. O desempenho rendeu a medalha de ouro e vaga direto para o Mundial em Chengdu. 

“A competição foi muito importante porque foi seletiva para o Mundial Universitário. Fiz quatro lutas duríssimas, mas consegui vencer todas e, graças a Deus, conseguimos ser campeões e ficar com a vaga para o Mundial na China. Minha preparação para essa competição foi muito boa, consegui lutar bem e, agora, é focar nos próximos objetivos. Na próxima semana, em São Paulo, tem a Seletiva Olímpica. Vamos tentar conquistar uma vaga para entrar na Seleção Brasileira e, depois, vem o Mundial Universitário”, afirmou Mazzili.

O presidente da Federação Maranhense de Judô (FMJ), Rodolfo Leite, enalteceu o desempenho de Ítalo Mazzili e disse que o judoca imperatrizense é um orgulho para todo o Maranhão. “A classificação do Ítalo para os Jogos Mundiais Universitários é uma notícia maravilhosa. O Ítalo e o pai Ranieri, que também é seu sensei, são a vanguarda do nosso judô, sempre trazendo resultados expressivos, abrindo novas fronteiras para o nosso judô. Só temos a agradecer por tudo que fazem pela nossa modalidade no Estado, levando o nome do Maranhão cada vez mais longe”, comentou.  

Além de Ítalo Mazzili, o judoca Lucas Rios (-60kg) também representou o Maranhão no Desafio de Judô Universitário. Apesar de ter tido um bom desempenho no evento, Lucas terminou a competição na quarta colocação em sua categoria.

Maranhão em alta

A temporada 2023 está sendo especial para o judô maranhense. Além do excelente desempenho de Ítalo Mazzili, que se classificou para os Jogos Mundiais Universitários, o Maranhão obteve recentemente outro expressivo resultado nacional. No início de junho, o judoca Antonio Eduardo Rocha, da Academia Monte Branco, sagrou-se campeão brasileiro Sub-18 no peso Leve (-66kg). O Campeonato Brasileiro da categoria, principal evento nacional da classe juvenil, foi realizado no Rio de Janeiro e reuniu mais de 350 atletas de todo o país.

Com o título brasileiro, Antônio Eduardo Rocha se coloca na disputa por uma vaga na Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial Sub-18 entre os dias 23 e 27 de agosto, em Zagreb, na Croácia. Além disso, de acordo com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), os campeões brasileiros garantem 180 pontos no ranking nacional Sub-18 utilizado como critério de classificação para o Mundial cadete.

Vale lembrar que, em 2022, o judoca maranhense já havia sido destaque no cenário nacional. Antônio Eduardo Rocha chegou a ser convocado para integrar a Seleção Brasileira de Base que participou do Circuito Europeu de Judô e do Campeonato Mundial Cadete/Sub-18 de Judô, em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, onde ele foi o único atleta nordestino na competição internacional. Na temporada passada, o atleta da Academia Monte Branco ainda foi campeão do Meeting Nacional, vice-campeão da Seletiva Nacional Sub-18 e vice-campeão pan-americano Sub-18.

(Fonte: Assessoria de imprensa)